Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 21 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Iagro recebe cadastro de 100 mil hectares de soja

6 Set 2007 - 17h21
 

Quase cem mil hectares de plantio de soja referentes à safra 2007/2008 foram cadastrados até a manhã desta quinta-feira (6) através do site do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). As áreas informadas através do link disponível desde o dia 1º, referem-se à aproximadamente 600 plantios em todo o Estado.

O município com maior número de hectares cadastradas é Dourados - quase 20 mil hectares correspondendo a 169 áreas de plantio. Já para a municípios da região norte do estado, com grande produção de soja, como São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Costa Rica, a Iagro alerta sobre o baixo número de cadastros. “São Gabriel, por exemplo, tem apenas um registro”, aponta a gestora de Defesa Sanitária Vegetal, Glaucy Ortiz.

De acordo com ela, o telefone 0800 647 2788, que atende das 7h às 11h e das 13h às 17h, tem recebido várias ligações de produtores rurais que têm dúvidas sobre o cadastramento. O cadastro leva em consideração as medidas exigidas pela Lei nº 3.333 - publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado. Quem não fizer o cadastramento - no qual devem ser informados o número da inscrição estadual do sojicultor e o CPF ou CNPJ dele - será autuado pela Iagro.

Além de informar as áreas de plantio, os produtores devem relatar à Iagro os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações durante a próxima safra, assim como especifica a lei. Segundo a legislação, o produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, iniciado em 1º de julho deve ser cumprido até o dia 30 de setembro, também sob pena de autuação por parte da Agência.

Durante o vazio, não pode haver plantas de soja nas propriedades. A finalidade é reduzir os prejuízos causados pela doença, que provocou perdas de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006.

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião
DEU RUIM
Vítima reage e mata assaltante que tentava roubar camioneta em Toledo – ASSISTA VÍDEO
PAI MONSTRO
Pai é preso suspeito de estuprar e engravidar a filha de 11 anos
15 METROS DE ALTURA
MILAGRE – Menina de um ano que caiu do 4º andar de prédio não sofreu nenhuma fratura