Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 17 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Iagro recebe cadastro de 100 mil hectares de soja

6 Set 2007 - 17h21
 

Quase cem mil hectares de plantio de soja referentes à safra 2007/2008 foram cadastrados até a manhã desta quinta-feira (6) através do site do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). As áreas informadas através do link disponível desde o dia 1º, referem-se à aproximadamente 600 plantios em todo o Estado.

O município com maior número de hectares cadastradas é Dourados - quase 20 mil hectares correspondendo a 169 áreas de plantio. Já para a municípios da região norte do estado, com grande produção de soja, como São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Costa Rica, a Iagro alerta sobre o baixo número de cadastros. “São Gabriel, por exemplo, tem apenas um registro”, aponta a gestora de Defesa Sanitária Vegetal, Glaucy Ortiz.

De acordo com ela, o telefone 0800 647 2788, que atende das 7h às 11h e das 13h às 17h, tem recebido várias ligações de produtores rurais que têm dúvidas sobre o cadastramento. O cadastro leva em consideração as medidas exigidas pela Lei nº 3.333 - publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado. Quem não fizer o cadastramento - no qual devem ser informados o número da inscrição estadual do sojicultor e o CPF ou CNPJ dele - será autuado pela Iagro.

Além de informar as áreas de plantio, os produtores devem relatar à Iagro os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações durante a próxima safra, assim como especifica a lei. Segundo a legislação, o produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, iniciado em 1º de julho deve ser cumprido até o dia 30 de setembro, também sob pena de autuação por parte da Agência.

Durante o vazio, não pode haver plantas de soja nas propriedades. A finalidade é reduzir os prejuízos causados pela doença, que provocou perdas de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006.

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem atira em esposa e se mata com granada
SUPERAÇÃO
Pedreiro cadeirante enfrenta difilculdades e sustenta a família trabalhando em obras
GASES MORTAIS
Homem morre após segurar peidos na casa da namorada
REALITY SHOW
'BBB 19': Danrley diz ser virgem, e irmã brinca: 'Nem no signo'