Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 16 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Iagro recebe cadastro de 100 mil hectares de soja

6 Set 2007 - 17h21
 

Quase cem mil hectares de plantio de soja referentes à safra 2007/2008 foram cadastrados até a manhã desta quinta-feira (6) através do site do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). As áreas informadas através do link disponível desde o dia 1º, referem-se à aproximadamente 600 plantios em todo o Estado.

O município com maior número de hectares cadastradas é Dourados - quase 20 mil hectares correspondendo a 169 áreas de plantio. Já para a municípios da região norte do estado, com grande produção de soja, como São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Costa Rica, a Iagro alerta sobre o baixo número de cadastros. “São Gabriel, por exemplo, tem apenas um registro”, aponta a gestora de Defesa Sanitária Vegetal, Glaucy Ortiz.

De acordo com ela, o telefone 0800 647 2788, que atende das 7h às 11h e das 13h às 17h, tem recebido várias ligações de produtores rurais que têm dúvidas sobre o cadastramento. O cadastro leva em consideração as medidas exigidas pela Lei nº 3.333 - publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado. Quem não fizer o cadastramento - no qual devem ser informados o número da inscrição estadual do sojicultor e o CPF ou CNPJ dele - será autuado pela Iagro.

Além de informar as áreas de plantio, os produtores devem relatar à Iagro os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações durante a próxima safra, assim como especifica a lei. Segundo a legislação, o produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, iniciado em 1º de julho deve ser cumprido até o dia 30 de setembro, também sob pena de autuação por parte da Agência.

Durante o vazio, não pode haver plantas de soja nas propriedades. A finalidade é reduzir os prejuízos causados pela doença, que provocou perdas de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006.

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos