Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Iagro auxilia produtor sobre cadastro de soja através de 0800

5 Set 2007 - 14h08
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está auxiliando, através do telefone 0800 647 2788 (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas), os produtores rurais que tenham dúvidas ao fazer o cadastramento da área de plantio de soja, referente à safra 2007/2008, no site da agência (www.iagro.ms.gov.br).
 
O link para o cadastro, disponibilizado desde sábado (1º), leva em consideração as medidas exigidas pela lei nº 3.333 - publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado. Quem não fizer o cadastramento - no qual devem ser informados o número da inscrição estadual do sojicultor e o CPF ou CNPJ dele - será autuado pela Iagro.
 
De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal, o produtor também deverá cadastrar no site – através de qualquer computador - os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações durante a próxima safra, assim como especifica a lei.
 
Segundo a legislação, o produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, iniciado em 1º de julho, deve ser cumprido até o dia 30 de setembro, também sob pena de autuação por parte da agência.
 
Vazio Sanitário
 
O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow, que provocou um prejuízo de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006.
 
Durante o período do vazio, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas por meio de produtos químicos ou equipamentos. O vazio sanitário vai reduzir o impacto negativo causado pela doença. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra.

 

 

Notícias.ms.gov


Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA
“Tentei socorrer ele, mas não deu certo”: conta filho de motociclista levado por enxurrada
FURIA DA NATUREZA
Enxurrada derruba casa e provoca pânico e destruição
NOVELA GLOBAL
Gabriel e Valentina viram inimigos mortais em 'O sétimo guardião'
REALITY SHOW
BBB 19 começa hoje. Na Rocinha Casa de Darnrley vira "QG" de Torcida
POSSE DE ARMAS
Bolsonaro assina nesta terça-feira decreto que facilita posse de armas
HEROINA
Professora Helley, que salvou crianças de incêndio em Janaúba, é homenageada e dá nome a rodovia
FAMOSIDADES
Doente, José Mayer foi esquecido pela Globo e abandonado por ‘Amigos’
NOVA LEI
Motoristas condenados por contrabando vão perder a CNH por cinco anos
SUCATA
Jovem transforma pneus velhos em lindas caminhas para pets.
ENTRETENIMENTO
Com direito a uniforme e crachá, “cão frentista” viraliza e ganha milhares de fãs