Menu
SADER_FULL
sexta, 19 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Iagro auxilia produtor sobre cadastro de soja através de 0800

5 Set 2007 - 14h08
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está auxiliando, através do telefone 0800 647 2788 (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas), os produtores rurais que tenham dúvidas ao fazer o cadastramento da área de plantio de soja, referente à safra 2007/2008, no site da agência (www.iagro.ms.gov.br).
 
O link para o cadastro, disponibilizado desde sábado (1º), leva em consideração as medidas exigidas pela lei nº 3.333 - publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado. Quem não fizer o cadastramento - no qual devem ser informados o número da inscrição estadual do sojicultor e o CPF ou CNPJ dele - será autuado pela Iagro.
 
De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal, o produtor também deverá cadastrar no site – através de qualquer computador - os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações durante a próxima safra, assim como especifica a lei.
 
Segundo a legislação, o produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, iniciado em 1º de julho, deve ser cumprido até o dia 30 de setembro, também sob pena de autuação por parte da agência.
 
Vazio Sanitário
 
O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow, que provocou um prejuízo de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006.
 
Durante o período do vazio, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas por meio de produtos químicos ou equipamentos. O vazio sanitário vai reduzir o impacto negativo causado pela doença. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra.

 

 

Notícias.ms.gov


Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso