Menu
SADER_FULL
terça, 25 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Horário de verão garante economia de 0,5% de energia no país

14 Out 2010 - 18h27Por Agência Brasil

O horário de verão vai gerar uma redução média de 0,5% no consumo total de energia do país, a partir de domingo (17), até 20 de fevereiro de 2011. Isso corresponde a 174 megawatt/hora (MWh) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e a 145 MWh na Região Sul. E equivale à energia consumida por uma cidade de 3,8 milhões de habitantes e de 1,1 milhão de habitantes, respectivamente.

A estimativa foi divulgada hoje (14) pelo secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner. Segundo ele, a economia de energia com a adoção do horário de verão será num percentual idêntico ao do ano passado. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora, a partir de zero hora do dia 17, e voltarão ao normal à zero hora de 20 de fevereiro de 2011.

Os cálculos do Ministério de Minas e Energia são de que nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul a economia será de 5% durante os cinco meses do horário de verão. No Sudeste e no Centro-Oeste, a diminuição esperada nos horários de pico é de 1.945 MWh e na Região Sul a previsão é de que sejam consumidos menos 585 MWh. Esses números equivalem a 62% da energia consumida na cidade do Rio de Janeiro ou duas vezes o que gastam os moradores de Brasília e a 75% do que é consumido em Porto Alegre.

Este ano, ao contrário do que ocorreu em 2006, o início do horário de verão não será adiado por causa do segundo turno das eleições, no próximo dia 31 de outubro. Isso porque, de acordo com o secretário Ildo Grüdtner, as urnas eletrônicas agora já estão programadas para fazer automaticamente a alteração no horário, o que não afeta a realização do pleito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MONSTRUOSIDADE
Bebê de 9 meses é estuprado e espancado até a morte
QUADRO ESTÁVEL
Após acidente e cirurgia às pressas, Filho de Huck e Angélica deixa UTI
CIGARREIRO
Homem morre após capotar carro carregado com cigarros
ASSÉDIO SEXUAL
Dany Bananinha sofre assédio em praia do Rio e impede nova vitima: 'Me tremi toda'
EMOÇÃO DEMAIS
Idoso passa mal e morre em palco ao ganhar carro em sorteio
MÚSICA
Marilia Mendonça recorda foto de antes da fama com Cristiano Araújo: 'Saudade'
INFANTICIDIO
Mãe de garotinha morta em Arapongas apanha na cadeia e confirma abusos e agressões – OUÇA ÁUDIO
MORTE ABSURDA
Mulher é morta a tiros após briga por levar bolo e não salgado a festa
AFOGAMENTO
Criança de 8 anos morre afogada ao cair em represa de pesqueiro
CAMPEÃ DO MUNDO FUTSAL
Não deu na Copa, mas deu no Futsal: Campeãs mundiais