Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 15 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Hoje dia 1º de junho é comemorado o Dia da Imprensa

1 Jun 2010 - 17h52Por Dourados News

Quando se comemora o Dia da Imprensa o Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) lança um olhar sobre a situação da imprensa regional e pede para que os profissionais e empresários do setor façam uma reflexão isenta de sofismas e hipocrisia.

Que raios de imprensa é esta do século XXI? A que se propõe ser uma fábrica cultural? A que promove o debate estéril, superficial ou irresponsável? A que vê solapada a obrigatoriedade do diploma para o exercício da atividade pela instância máxima do Judiciário, o STF, como se isso fosse totalmente descartável? A que vê jornalistas sendo cada vez mais precarizados e recebendo salários aviltantes? A que vê oportunistas e antiéticos se articulando como empresários em conluio com a podridão da corrupção política? Enfim, que imprensa é esta?

Não há, verdadeiramente, uma única resposta. Mas, a multiplicidade de ideias e a rede de interesses e conexões colocam a imprensa em um desafio muito maior: como sair do atoleiro e voltar a ser aquela instituição respeitada e a serviço da cidadania, dos valores mais nobres que norteiam um homem de honra e sua sociedade, politicamente comprometida com a democracia?

Como não se intimidar e não se enfraquecer diante dos poderosos, dos vilões com anéis de ouro que só querem se locupletar da coisa pública e fazer da imprensa uma mera tábua para levar desculpas esfarrapadas à opinião pública? Setores que querem lançar as novas gerações à mediocridade, à miséria e à servidão? Que querem calar a imprensa e ainda reprimi-la com o braço forte da Justiça escorada em princípios legais discutíveis e incompatíveis? Santo Agostinho já dizia no início do século IV que se lei é injusta ela então não tem sentido…

Portanto, é um dia de se colocar as cartas na mesa para quem tem a coragem de falar a verdade, pelo menos algum tipo de verdade…

O Sinjorgran é a casa, no âmbito regional, da liberdade de imprensa e de expressão e vem, ao longo de 20 anos, fazendo o contrapondo e lançando sementes de realismo sobre a mente de seus leitores, jornalistas e empresários do setor.

O Sinjorgran entende que não há nada a comemorar nesta data a não ser alguns poucos avanços orgânicos e não cabe outra opção a não ser alertar para que a imprensa não seja mais uma a cair no lamaçal que se instalou em vários setores da atividade política e econômica, resguardando as exceções porque, felizmente, ainda tem gente de fibra e honra nesse meio.

A imprensa não é um ente isolado, mas um elo de uma corrente, um elo que leva a palavra, a informação, a opinião, a reflexão, a dor, a alegria, enfim, a vida verbal sobre um tecido social que com erros e acertos pode ajudar a nortear, para melhor, a sociedade.

Sejamos, portanto, honestos para com a nossa consciência (entre os que ainda a tem, naturalmente).

Isso já é em si uma luz incessante no fundo do túnel.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos