Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Hipertensão atinge 35% da população acima de 40 anos em MS

25 Abr 2007 - 04h38
“Prevenção é a melhor atitude a ser tomada contra a hipertensão arterial. Muitas pessoas têm pressão alta e não sabem porque não fazem aferição arterial regularmente e não praticam nenhum tipo de exercício”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, em entrevista concedida a uma emissora de televisão na manhã desta terça-feira (24).
 
Para divulgar e discutir mais sobre esta doença, o governo do Estado vai realizar, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão. “Durante os três dias ofereceremos atividades voltadas aos técnicos da área de saúde e também à população a fim de esclarecer dúvidas sobre o que é e quais são os fatores que levam uma pessoa a desenvolver a pressão alta, por exemplo, além de [oferecermos] atividades esportivas”, revelou a secretária.
 
A hipertensão arterial é um dos fatores de risco mais preocupantes para a saúde, pois, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. As pessoas que apresentam pressão arterial igual ou superior a 14x9 são consideradas hipertensas. Estima-se que, em Mato Grosso do Sul, cerca de 35% da população acima de 40 anos seja portadora de hipertensão arterial, o que corresponde a aproximadamente 200 mil pessoas.
 
Evento
 
O encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde será marcado por três etapas. No dia 26 as ações estarão voltadas para os profissionais da saúde, ligados especialmente à atenção básica. As atividades serão realizadas no Sesc Horto, na Capital. Na sexta-feira (27) acontece a abertura oficial do evento, na praça Ari Coelho, a partir das 7 horas. Tanto na praça quanto em outros locais de grande circulação, haverá profissionais que vão fazer aferição da pressão arterial e da medida antropométrica (que revela a massa corporal). No último dia do evento, serão oferecidas atividades esportivas na praça Belmar Fidalgo.

 

 

Estadão


Deixe seu Comentário

Leia Também

CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas
VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082