Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 18 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Hemorrede de MS cadastrou 50 mil doadores de medula óssea no Redome

1 Set 2010 - 06h30Por Notícias MS

A Hemorede do Estado completou hoje (31) 50 mil doadores de medula óssea cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O cadastro no banco nacional acontece desde 2008, porém a Hemorrede já realizava manualmente o registro de doadores voluntários desde 2001. Somando com este período, Mato Grosso do Sul já tem pouco mais de 62,2 mil cadastrados.

De acordo com a assessora de comunicação do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), Mayra Franceschi, o grande número de registro de doadores é importante porque quanto maior a quantidade de cadastrados crescem as chances para uma pessoa que precisa de um transplante de medula de encontrar um doador compatível.

Todos os doadores são cadastrados na Hemorede Redome. Desta forma, tanto pessoas que precisam de um doador quanto doadores podem encontrar alguém compatível em outro Estado ou mesmo em outro País.

Mayra explica que o Brasil possui um acordo internacional com os Estados Unidos que garante uma contribuição mútua na troca de dados do banco de doadores de medula, visto que assim aumentam ainda mais as chances de compatibilidade. Para ser concretizada a doação de medula óssea deve haver compatibilidade de 100% entre doador e transplantado.

Os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e ter boa saúde. Os exames para o cadastro de doador de medula pode ser feito em toda a Hemorede (Hemosul, Hospital Regional, Hospital Universitário e Hemocentros de Dourados e Ponta Porã) e também na Santa Casa de Campo Grande. O voluntário faz apenas o cadastro, a retirada da medula para doação só é realizada caso seja encontrado um receptor compatível.

O transplante de medula óssea é a única esperança para diversos portadores de leucemia e outras doenças do sangue. As chances de se encontrar uma medula compatível é em média uma em mil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo
VIOLENCIA DOMESTICA
'Não consigo reconhecê-la', diz irmão de mulher espancada no 1° encontro
O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário