Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Grupo Literário Arandu promove curso sobre Patrimônio Cultural

15 Ago 2007 - 15h51
Já estão abertas, e vão até o próximo dia 27/08, as inscrições para o curso de extensão Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses do Grupo Literário Arandu, com carga horária de 160 horas.
"A preocupação com a preservação do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul é uma das metas de primazia do Grupo Literário Arandu, por isso tomamos a iniciativa de promover um Curso de Extensão para educadores da rede pública municipal/estadual e estudantes universitários, com o objetivo de pesquisar a memória sul-mato-grossense e 'resgatar' em parte os bens culturais materiais e imateriais, especialmente da região da Grande Dourados", destaca o coordenador e escritor Luciano Serafim: "Queremos divulgar obras de relevância social com olhar crítico das representações das memórias coletivas do sul de MS. O Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul é formado por um tripé indissociável que se contemplam as seguintes dimensões: a dimensão natural ou ecológica, a dimensão histórico-artística e a dimensão documental. Igualmente o patrimônio cultural abrange os conjuntos urbanos e os sítios de valor históricos, artístico, paisagístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e cientifico, as obras, os objetos, os documentos, as edificações, as criações cientificas, artísticas e tecnológicas, as formas de expressão e até mesmo os modos de criar, fazer e viver são bens culturais de uma sociedade, e, por isso, devem ser preservados."
Serafim acrescenta que "o patrimônio cultural tem uma importância capital na memória coletiva da humanidade. A preservação da memória coletiva é a garantia da própria identidade, de podermos reunir tudo o que fomos e fizemos a tudo que somos e fazemos."
O curso terá duração de três meses, com dois encontros mensais, de setembro a novembro de 2007. O intuito é aprofundar as pesquisas sobre os diversos monumentos históricos. Serão formados grupos de pesquisa, e cada grupo deverá produzir um artigo a ser publicado num livro, que será lançado já no encerramento do curso. "Com os artigos publicados nesse livro, estaremos preservando a memória dos principais monumentos do nosso patrimônio", enfatiza Luciano Serafim. "Este curso de extensão abre-se em perspectivas de reivindicar e articular para a adoção de uma nova política de proteção ao acervo histórico da região da Grande Dourados e que também possa auxiliar na construção de uma memória plural em MS."
Inscrições: de 10 a 24 de agosto de 2007, na Rua Mato Grosso, 1831 – 1º Andar – Sala 01 – Centro – Dourados (próximo à Secretaria Municipal de Educação, entre a Av. Marcelino Pires e Weimar Torres).
Mais informações: 3423-0020 (das 10 às 17 horas), 8145-8388 (Luciano) e 9625-8102 (Magno Mieres).

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS