Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 19 de abril de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Grupo Literário Arandu promove curso sobre Patrimônio Cultural

15 Ago 2007 - 15h51
Já estão abertas, e vão até o próximo dia 27/08, as inscrições para o curso de extensão Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses do Grupo Literário Arandu, com carga horária de 160 horas.
"A preocupação com a preservação do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul é uma das metas de primazia do Grupo Literário Arandu, por isso tomamos a iniciativa de promover um Curso de Extensão para educadores da rede pública municipal/estadual e estudantes universitários, com o objetivo de pesquisar a memória sul-mato-grossense e 'resgatar' em parte os bens culturais materiais e imateriais, especialmente da região da Grande Dourados", destaca o coordenador e escritor Luciano Serafim: "Queremos divulgar obras de relevância social com olhar crítico das representações das memórias coletivas do sul de MS. O Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul é formado por um tripé indissociável que se contemplam as seguintes dimensões: a dimensão natural ou ecológica, a dimensão histórico-artística e a dimensão documental. Igualmente o patrimônio cultural abrange os conjuntos urbanos e os sítios de valor históricos, artístico, paisagístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e cientifico, as obras, os objetos, os documentos, as edificações, as criações cientificas, artísticas e tecnológicas, as formas de expressão e até mesmo os modos de criar, fazer e viver são bens culturais de uma sociedade, e, por isso, devem ser preservados."
Serafim acrescenta que "o patrimônio cultural tem uma importância capital na memória coletiva da humanidade. A preservação da memória coletiva é a garantia da própria identidade, de podermos reunir tudo o que fomos e fizemos a tudo que somos e fazemos."
O curso terá duração de três meses, com dois encontros mensais, de setembro a novembro de 2007. O intuito é aprofundar as pesquisas sobre os diversos monumentos históricos. Serão formados grupos de pesquisa, e cada grupo deverá produzir um artigo a ser publicado num livro, que será lançado já no encerramento do curso. "Com os artigos publicados nesse livro, estaremos preservando a memória dos principais monumentos do nosso patrimônio", enfatiza Luciano Serafim. "Este curso de extensão abre-se em perspectivas de reivindicar e articular para a adoção de uma nova política de proteção ao acervo histórico da região da Grande Dourados e que também possa auxiliar na construção de uma memória plural em MS."
Inscrições: de 10 a 24 de agosto de 2007, na Rua Mato Grosso, 1831 – 1º Andar – Sala 01 – Centro – Dourados (próximo à Secretaria Municipal de Educação, entre a Av. Marcelino Pires e Weimar Torres).
Mais informações: 3423-0020 (das 10 às 17 horas), 8145-8388 (Luciano) e 9625-8102 (Magno Mieres).

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião
DEU RUIM
Vítima reage e mata assaltante que tentava roubar camioneta em Toledo – ASSISTA VÍDEO
PAI MONSTRO
Pai é preso suspeito de estuprar e engravidar a filha de 11 anos
15 METROS DE ALTURA
MILAGRE – Menina de um ano que caiu do 4º andar de prédio não sofreu nenhuma fratura
ACIDENTE NA ESCOLA
Criança de 7 anos tem ferimentos graves após trave de futebol cair em sua cabeça em escola
ESTUPRO
Grávida de 20 anos foi estuprada ao pegar carona. Tarado filmou a ação
ACERTO DE CONTAS
Homem é morto a facadas e tem cadeado colocado na boca
POLEMICA
Funcionária de creche chamada de 'vadia' em faixa exposta em praça de MG recebe apoio