Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 17 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Grupo Literário Arandu promove curso sobre Patrimônio Cultural

15 Ago 2007 - 15h51
Já estão abertas, e vão até o próximo dia 27/08, as inscrições para o curso de extensão Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses do Grupo Literário Arandu, com carga horária de 160 horas.
"A preocupação com a preservação do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul é uma das metas de primazia do Grupo Literário Arandu, por isso tomamos a iniciativa de promover um Curso de Extensão para educadores da rede pública municipal/estadual e estudantes universitários, com o objetivo de pesquisar a memória sul-mato-grossense e 'resgatar' em parte os bens culturais materiais e imateriais, especialmente da região da Grande Dourados", destaca o coordenador e escritor Luciano Serafim: "Queremos divulgar obras de relevância social com olhar crítico das representações das memórias coletivas do sul de MS. O Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul é formado por um tripé indissociável que se contemplam as seguintes dimensões: a dimensão natural ou ecológica, a dimensão histórico-artística e a dimensão documental. Igualmente o patrimônio cultural abrange os conjuntos urbanos e os sítios de valor históricos, artístico, paisagístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e cientifico, as obras, os objetos, os documentos, as edificações, as criações cientificas, artísticas e tecnológicas, as formas de expressão e até mesmo os modos de criar, fazer e viver são bens culturais de uma sociedade, e, por isso, devem ser preservados."
Serafim acrescenta que "o patrimônio cultural tem uma importância capital na memória coletiva da humanidade. A preservação da memória coletiva é a garantia da própria identidade, de podermos reunir tudo o que fomos e fizemos a tudo que somos e fazemos."
O curso terá duração de três meses, com dois encontros mensais, de setembro a novembro de 2007. O intuito é aprofundar as pesquisas sobre os diversos monumentos históricos. Serão formados grupos de pesquisa, e cada grupo deverá produzir um artigo a ser publicado num livro, que será lançado já no encerramento do curso. "Com os artigos publicados nesse livro, estaremos preservando a memória dos principais monumentos do nosso patrimônio", enfatiza Luciano Serafim. "Este curso de extensão abre-se em perspectivas de reivindicar e articular para a adoção de uma nova política de proteção ao acervo histórico da região da Grande Dourados e que também possa auxiliar na construção de uma memória plural em MS."
Inscrições: de 10 a 24 de agosto de 2007, na Rua Mato Grosso, 1831 – 1º Andar – Sala 01 – Centro – Dourados (próximo à Secretaria Municipal de Educação, entre a Av. Marcelino Pires e Weimar Torres).
Mais informações: 3423-0020 (das 10 às 17 horas), 8145-8388 (Luciano) e 9625-8102 (Magno Mieres).

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem atira em esposa e se mata com granada
SUPERAÇÃO
Pedreiro cadeirante enfrenta difilculdades e sustenta a família trabalhando em obras
GASES MORTAIS
Homem morre após segurar peidos na casa da namorada
REALITY SHOW
'BBB 19': Danrley diz ser virgem, e irmã brinca: 'Nem no signo'