Menu
PASSARELA
segunda, 18 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Governo vai incentivar escolas a compartilhar gestão

3 Dez 2004 - 13h41
As eleições diretas para a direção colegiada das escolas estaduais, em novembro, mostraram que a democracia na rede estadual está consolidada. A partir dessa conquista, o Governo Popular, através da Secretaria de Estado de Educação, pretende estimular as escolas estaduais a fortalecerem os Colegiados Escolares e as Associações de Pais e Mestres (APM), com a finalidade de ampliar a participação da comunidade na gestão da escola.

O secretário Hélio de Lima avalia como positivo o resultado das eleições. “O processo democrático foi ratificado e as comunidades escolares manifestaram seus anseios reelegendo os gestores ou escolhendo novos, em alguns casos. Esperamos que, dessa forma, a autonomia das escolas seja garantida, para que elas se tornem um espaço de reflexão, de incentivo ao senso crítico, de estímulo ao aprendizado dos alunos e, acima de tudo, de garantia da cidadania”, declara.

“Vamos estimular as comunidades escolares a adotarem a gestão compartilhada, porque essa é a estratégia que garante resultados à escola. Os diretores, estreantes e reeleitos, precisam buscar a colaboração de pais, alunos, comunidade e educadores, para que consigam alcançar os resultados esperados”, salienta o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

As direções colegiadas eleitas terão oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a prática da gestão compartilhada nas capacitações programadas para janeiro e julho de 2005. A SED vai incentivar os gestores eleitos e reeleitos, além da própria comunidade, a fortalecer as Associações de Pais e Mestres e o Colegiado Escolar, que são as principais instâncias de participação.

“As escolas estaduais precisam de gestores que, ao assumirem o mandato, em janeiro, estejam dispostos a buscar parceiros, ouvir a comunidade, considerar as opiniões divergentes, enfim, encontrar as soluções para a escola e garantir o aprendizado dos alunos”, afirma Hélio de Lima.
 
 
APN

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOCALIPSE
Ricardo (Sérgio Marone) autoriza que um navio de fugitivos seja bombardeado
LUTO NA TV
Morre o ator Fábio Tomasini, de 'Belíssima'
MONSTRO
Padrasto é preso por espancar e causar a morte de enteada de 3 anos
APELO PELA SAÚDE
MC Pikachu, internado com hidrocefalia, faz apelo: 'Rezem muito por mim'
FÁTIMA DO SUL - NA NOSSA LOJA
FÁTIMA DO SUL: Chegaram a nova coleção inverno 2018 na Nossa Loja, venha conferir as lindas blusas
Brasil X Argentina
Moradores pintam rua de azul e branco no Piauí e vão torcer para Argentina na Copa
NOVELA GLOBAL
Hoje em Segundo Sol: Beto pode desistir de Luzia
APOCALIPSE
Estela (Lisandra Souto) esfaqueia a própria filha, Talita (Laís Pinho), e provoca a morte dela.
FÁTIMA DO SUL - A COPA CHEGOU NO O BOTICÁRIO
Seleção O Boticário - itens indispensáveis para jogar bonito em Fátima do Sul
SUSTO
carro pega fogo a caminho da escola