Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo vai antecipar 13º de aposentados

11 Mai 2007 - 09h31

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos, porque o governo deve antecipar 50% do décimo terceiro salário deste ano, provavelmente em setembro, como ocorreu em 2006. A data do pagamento deverá ser definida até o fim do mês, quando forem concluídas as negociações entre os técnicos do Ministério da Fazenda e entidades representativas dos aposentados e pensionistas.

Dívidas - Os aposentados e pensionistas que possuem dívidas ou pensam em fazer empréstimos, como o famoso crédito consignado, com desconto direto no pagamento do benefício, devem ficar atentos e, se possível, conciliar os prazos do novo financiamento com o recebimento da antecipação de parte do salário extra. Dessa forma, poderão reduzir os juros pagos e o crescimento do débito. Para quem usa o cheque especial, seria melhor tomar um empréstimo consignado de curto prazo e quitar o empréstimo com o 13º, sempre buscando os menores juros.

Existem diferenças substanciais entre as taxas cobradas pelos bancos para os aposentados. Hoje há um teto fixado pelo governo para os empréstimos, atualmente em 2,72%, o que é positivo. Porém, essa é a taxa máxima e o aposentado deve procurar as alternativas, conforme o prazo do empréstimo pretendido. Na última tabela em vigor no site da Previdência Social, os juros partiam de 0,95% ao mês nas operações de seis meses, mas há quem cobre o teto até para esses prazos curtos, portanto é preciso pesquisar.  Para os aposentados, a análise das taxas é feita no próprio site do INSS, no endereço
http://www.inss.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/emprestimo_consignado_01.asp

Mandato - Segundo o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, a intenção do governo é antecipar o pagamento de metade do 13º durante todo o segundo mandato do presidente Lula, que vai até 2010. Até 2005, o benefício era pago integralmente em dezembro. O pagamento antecipado de metade do décimo terceiro este ano deverá beneficiar cerca de 22,2 milhões de aposentados e pensionistas, o que representará o ingresso de R$ 6,5 bilhões na economia, de acordo com a Previdência Social.

Quem começou a receber o benefício depois de janeiro de 2007, terá o valor calculado proporcionalmente. Quem é beneficiado com salário-maternidade ou auxílio-doença, por exemplo, também receberá o pagamento proporcional ao tempo em que ficou segurado pelo INSS. A outra parcela do décimo terceiro será paga em dezembro.

Segundo a Previdência Social, só não têm direito ao décimo terceiro os cerca de 2,5 milhões de segurados que recebem benefícios assistenciais concedidos pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

 

 

Diário Net

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS