SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 17 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
13 de Dezembro de 2004 13h55

Governo se reúne com especialista em reflorestamento

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, vai aproveitar sugestões e experiências bem sucedidas da Universidade Federal de Lavras nas ações estratégicas no manejo de recursos florestais. A afirmação foi feita durante a palestra do professor-doutor Sebastião Rosado, especialista em reflorestamento e conservação da biodiversidade.

O secretário acompanhou a palestra, no auditório do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap), e conversou longamente em seu gabinete com Rosado, considerado um dos maiores especialistas no Brasil nesta questão. Durante a conversa, José Elias reiterou seu compromisso com o Meio Ambiente, dizendo que a preservação e o progresso devem andar sempre juntos: “Estou aqui para trabalhar em torno de questões que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Estado”, disse, acrescentando que, como tudo que fez na sua vida pública, esta será mais uma batalha pela qual vai lutar com todo afinco: “Quando tenho um desafio, como este, não sossego enquanto não encontrar as soluções”, afirmou.


Sustentabilidade - Técnicos e convidados assistiram à palestra “Reflorestamento, conservação da biodiversidade e desafios para o uso sustentável dos recursos naturais”.

O uso da madeira é ecologicamente correto. Assim começou a fala do professor Sebastião Rosado. Segundo ele, o uso do plástico e do alumínio é causa dos maiores danos à natureza do que o uso da madeira. “O desafio é utilizar os recursos naturais de maneira sustentável. Não podemos ter um discurso apocalíptico sobre o uso dos recursos naturais”, explica o professor.

A competitividade florestal do Brasil foi um dos assuntos abordados na palestra. De acordo com o professor, a área plantada de floresta do Brasil demora 17 anos para produzir 500 m³/hectare, enquanto no Canadá demora 300 anos uma área regenerada. Em 2003 os produtos florestais brasileiros representaram 17,8% do agronegócio e 7,4% das exportações.

Os benefícios florestais da utilização da madeira são que a madeira é renovável, enquanto que o plástico e o alumínio não são. É energeticamente eficiente, é responsável pelo relacionamento harmônico entre o homem e a natureza com a produção de carbono concentrado, que também é biodegradável.

Sebastião Rosado disse que para ter florestas plantadas necessita-se de pesquisa. “Sabemos fazer, mas não somos capazes de fazer acontecer. As universidades, os institutos sabem o que fazer, detêm o conhecimento, mas precisamos dos políticos, de recursos financeiros para fazer acontecer”, explica ele.

Os conhecimentos da dimensão do Brasil e das complexas interações que ocorrem dentro dos diversos ecossistemas brasileiros são bastante incipientes, prejudicando a capacidade de compreender a grandeza da perda da biodiversidade e de formular alternativas sustentáveis para o seu uso. Precisa-se da comunidade científica nacional e internacional e de seus organismos de fomento à pesquisa para a elaboração de sólidos programas de educação, pesquisa e transferência de tecnologias. “Para garantir a sustentabilidade da biodiversidade é necessário a implantação das florestas de produção para suprir a demanda de madeira pelos diversos setores da indústria de base florestal”, conclui o professor.


O negócio florestal no Brasil

O professor Sebastião Rosado apresentou um histórico das florestas plantadas no Brasil. Na década de 60 foi a estratégia política do governo, na de 70, a formação da base florestal. A colheita da madeira plantada aconteceu na década de 80, quando teve inicio também a industrialização dessa madeira. Em 90 continuou a industrialização e o desenvolvimento do mercado da madeira e os subprodutos. Em 2000 aconteceu o retorno econômico das florestas e este ano, 2004, o retorno econômico, ambiental e social da recuperação de florestas. (Mais Informações: 318-5647).
 
 
 
Agência Popular
Comentários
Veja Também
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
MBO_SEGURANÇA_300
FÁBRICA_CALÇADOS
Últimas Notícias
  
MBO_SEGURANÇA_300
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.