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Governo reabre edital para programa de apoio à pesquisa

18 Set 2004 - 08h30
O governo estadual, através da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), reabriu edital para o Pappe (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas) que vai destinar R$ 2,4 milhões para projetos que visem ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

Do valor global de recursos, R$ 1,2 milhões são provenientes da Fundect e os outros R$ 1,2 milhões vêm de fundos setoriais geridos pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

O prazo para envio de propostas vai até o dia 15 de outubro. O valor máximo financiado por cada projeto aprovado é de R$ 200 mil, por um período de 24 meses. Os recursos começam a ser liberados a partir de fevereiro de 2005.

Os objetivos do Pappe são possibilitar aos pesquisadores associar-se a empresas de base tecnológica para o desenvolvimento de projetos de inovação, contribuir para o fortalecimento da atividade de pesquisa em ambientes empresariais e ainda oferecer incentivos para que empresas desenvolvam trabalhos inovadores de impacto comercial ou social.

Para se inscrever no Pappe é necessário que o pesquisador esteja associado a uma empresa de base tecnológica de Mato Grosso do Sul. Serão considerados prioritários projetos nas áreas de agronegócio, biotecnologia, saúde, verde/amarelo (parceria universidade-empresa) e de energia.

No julgamento das propostas será avaliado o caráter inovador do projeto e viabilidade técnica; qualidade da proposta, levando em conta os resultados econômicos e sociais envolvidos; e também a qualificação profissional e acadêmica dos proponentes.

O processo de seleção de propostas será desenvolvido em três fases. Na primeira etapa, as propostas de pré-qualificação recebidas serão analisadas com relação à adequação do proponente, da empresa e do projeto de inovação.

Na segunda etapa, a proposta passará por um estudo de viabilidade técnica, econômica e comercial. Já na terceira fase os pesquisadores irão apresentar um Plano de Negócios detalhado com explicações sobre a estratégia de comercialização e marketing do novo produto ou processo.
 
 
APn

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