Menu
SADER_FULL
quinta, 24 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Governo oferece curso do "Formação pela Escola" em 7 cidades

17 Ago 2007 - 04h12
Os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana e Coxim vão receber do governo do Estado os cursos do programa Formação pela Escola, a partir de 2008. A Secretaria de Estado de Educação (SED) está na fase de implantação dos cursos nos municípios.

O Formação pela Escola é um curso a distancia e faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância. Tem o objetivo de fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso do Formação pela Escola compõe-se de cinco módulos: um introdutório – O FNDE e o Apoio às Políticas Públicas para a Educação Básica – e um temático, que aborda os Programas: Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Livro (PLi); Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE); e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com carga horária de 40h cada um.

O público alvo dos cursos a distância são gestores, técnicos, conselheiros e representantes da comunidade que atuam nos diferentes programas geridos pelo FNDE. Não serão exigidos pré-requisitos como área de formação ou atuação. Os cursistas deverão apenas ser provenientes de estados e municípios participantes.

Em Mato Grosso do Sul, serão 8 tutores municipais que vão atender sete municípios pólos, já selecionados pela SED, juntamente com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). MS também terá 3 tutores estaduais, incluindo o coordenador estadual. Cada tutor poderá atender até 40 cursistas.

Cronograma de ações

O cronograma de atividades do Programa Formação pela Escola, prevê, em 2007, a adesão estadual, seleção dos tutores estaduais e municipais, já definido a capacitação dos tutores estaduais e municipais (a distância), seleção dos municípios participantes, divulgação junto as prefeituras, divulgação nas escolas, adesão dos municípios, pré-matrícula e levantamento da demanda.

Em 2008, haverá o recebimento do material didático, abertura das turmas, matrícula e a efetivação do curso com as fases presenciais e a distância, com certificação emitida pelo MEC.

A Secretaria Especial de Educação a Distancia (SEED) do MEC elaborou um sistema de acompanhamento e avaliação on-line, no qual os tutores estaduais serão capacitados para gerenciar o curso, emitir relatórios e certificação, por meio do sistema.
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

PREOCUPANTE
Arábia Saudita barra importação de frango de cinco frigoríficos brasileiros
FUTEBOL
São Paulo e Vasco da Gama farão a final da Copa São Paulo
BBB 19
Vanderson é eliminado e vai prestar depoimentos sobre casos de agressão
INVESTIGAÇÃO
Mourão volta a dizer que é preciso investigar Flávio Bolsonaro e punir se for o caso
HEROI
Porteiro ganha homenagem: salvou criança de 3 anos que caiu na piscina (VIDEO)
FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná