Menu
SADER_FULL
domingo, 18 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Governo oferece curso do "Formação pela Escola" em 7 cidades

17 Ago 2007 - 04h12
Os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana e Coxim vão receber do governo do Estado os cursos do programa Formação pela Escola, a partir de 2008. A Secretaria de Estado de Educação (SED) está na fase de implantação dos cursos nos municípios.

O Formação pela Escola é um curso a distancia e faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância. Tem o objetivo de fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso do Formação pela Escola compõe-se de cinco módulos: um introdutório – O FNDE e o Apoio às Políticas Públicas para a Educação Básica – e um temático, que aborda os Programas: Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Livro (PLi); Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE); e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com carga horária de 40h cada um.

O público alvo dos cursos a distância são gestores, técnicos, conselheiros e representantes da comunidade que atuam nos diferentes programas geridos pelo FNDE. Não serão exigidos pré-requisitos como área de formação ou atuação. Os cursistas deverão apenas ser provenientes de estados e municípios participantes.

Em Mato Grosso do Sul, serão 8 tutores municipais que vão atender sete municípios pólos, já selecionados pela SED, juntamente com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). MS também terá 3 tutores estaduais, incluindo o coordenador estadual. Cada tutor poderá atender até 40 cursistas.

Cronograma de ações

O cronograma de atividades do Programa Formação pela Escola, prevê, em 2007, a adesão estadual, seleção dos tutores estaduais e municipais, já definido a capacitação dos tutores estaduais e municipais (a distância), seleção dos municípios participantes, divulgação junto as prefeituras, divulgação nas escolas, adesão dos municípios, pré-matrícula e levantamento da demanda.

Em 2008, haverá o recebimento do material didático, abertura das turmas, matrícula e a efetivação do curso com as fases presenciais e a distância, com certificação emitida pelo MEC.

A Secretaria Especial de Educação a Distancia (SEED) do MEC elaborou um sistema de acompanhamento e avaliação on-line, no qual os tutores estaduais serão capacitados para gerenciar o curso, emitir relatórios e certificação, por meio do sistema.
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto