Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo oferece 12% de reajuste a professores do Estado

3 Ago 2007 - 17h13

Proposta do Governo estadual prevê ganho real de 12% em dois anos aos 18 mil professores a partir de 2008, incluindo-se a incorporação de 60% da regência de classe aos salários. Pelo acordo, que poderá ser fechado na próxima semana, o projeto prevendo reajuste salarial, data-base e incorporação será encaminhado à Assembléia Legislativa em novembro deste ano, segundo o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira.

Esta proposta do governador André Puccinelli (PMDB) provocou a suspensão da paralisação nas escolas estaduais e o protesto em Campo Grande na próxima quarta-feira, 8 de agosto. Ontem à noite, os líderes da categoria apresentaram nova contraproposta ao Governo, na qual reivindicam a incorporação de 80% da regência e mais aumento, que daria ganho real de 21% em dois anos, também a partir de janeiro ou maio do próximo ano.

Até a próxima terça-feira, os trabalhadores dos 78 municípios vão discutir a nova proposta e decidir se aceitam o acordo proposto pelo governador. Segundo Jaime Teixeira, a paralisação e o protesto não foram cancelados, mas suspensos. Caso as negociações não avancem, a categoria planeja manter a mobilização por melhores salários em Campo Grande.

Ganho real

Pela proposta encaminhada pelo Poder Executivo, os professores estaduais terão 60% da regência de classe incorporada aos salários em três fases a partir de 2008, sendo 20 pontos percentuais por ano. Do 100% pago a título de regência hoje, restaria 40% neste item. Com a incorporação da regência, o valor-base dos salários para calcular outras gratificações será maior, o que elevará o rendimento mensal dos docentes.

O Governo se comprometeu ainda a repor a inflação. Conforme os cáculos do presidente da Fetems, o ganho real, descontando o índice inflacionário, será de 12% em dois anos. Para a Fetems, o remanescente da regência deveria ser menor do que 40%.

Para a secretária educacional do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública, Elza Portela, o movimento sindical não pode arrastar a categoria para paralisação permanente, que considera muito desgastante. "A greve deve ser o último recurso", afirmou. E ainda considerou positivo o ganho real de 12%, principalmente, por considerar que a inflação nos últimos anos não tem superado um dígito. "Com a inflação de 1% a 2% por ano, não tem como chegar a 20%", afirmou Elza. As negociações serão concluídas antes da Conferência Estadual de Educação, que começa dia 8.

 

 

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul