Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Governo garante que não vai faltar biodiesel

24 Mai 2007 - 13h48

O governo federal garante que não vai faltar biodiesel para o cumprimento da lei que determinou a mistura de 2% do combustível ao óleo diesel de petróleo a partir de 2008, nem mesmo que alguns grandes consumidores, como a Vale do Rio Doce, tenham decidido adotar adição de 30% ao diesel usado em seus motores. Uma das preocupações manifestadas pelo presidente do conselho de infra-estrutura da Confederação Nacional da Indústria, José de Freitas Mascarenhas, é que possa haver problemas de fornecimento de matéria-prima para a produção do biodiesel.

O País já tem capacidade instalada para produzir 954 milhões de litros de biodisel nas usinas já autorizadas a operar, informa o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Roberto Ardenghy. O número supera em 154 milhões os 800 milhões de litros/ano necessários à mistura de 2% obrigatória a partir de 2008. Outras 35 usinas devem ser autorizadas pela ANP até dezembro, ampliando a capacidade para cerca de 2,4 bilhões de litros.

Cinco leilões de biodiesel já realizados prometem a entrega de 885 milhões de litros desde janeiro de 2006 até dezembro deste ano, mas a produção informada pela ANP ainda está muito abaixo disso. Este ano, até março, foram produzidos 52 milhões de litros. A matéria-prima usada vem mudando rapidamente, embora ainda prevalece a soja, com 51%. Depois vêm a mamona (31%), o caroço de algodão (8%) e a palma (5%).

Ardenghy afirma que, pela diversidade de fontes de matéria-prima, o risco de fornecimento do biodiesel no Brasil é menor, mas, no limite, o governo pode rever a obrigatoriedade de 2% de adição ao diesel para uma porcentagem mais adequada à oferta, o que ele não acredita que seja necessário.

 

 

 

Diário.net

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDA SEDENTARIA
OMS alerta: Criança menor de 3 anos não deve ficar nem um minuto em tablet ou celular
HOMICIDIO X SUICIDIO
Pai que matou o filho de 4 anos e se matou não se conformava com namoro da ex-mulher
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos, com depressão comete suicídio e comove amigos
ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados