Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 15 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Governo do Estado leva a arte de MS a outras regiões brasileiras

10 Nov 2010 - 12h56Por FCMS
Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), neste mês inverte a ação cultural promovida pelo projeto “MS Canta Brasil” e lança a caravana “Brasil Canta MS”, que levará a arte sul-mato-grossense a cinco estados brasileiros.

De 12 a 14 de novembro a caravana, integrada por 32 pessoas, entre técnicos e músicos de Mato Grosso do Sul levará além fronteira a sonoridade sul-mato-grossense além de mostras de
artesanato e artes-plásticas. Na programação estão previstas apresentações em São Paulo na Fundação Memorial da América Latina – FMAL (12 de novembro), no Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (16 de novembro), em Curitiba no auditório do Canal da Música – RTVE (19 de novembro), no Theatro Adolpho Mello de São José, cidade metropolitana de Florianópolis (21 de novembro) e no Teatro Dante Barone de Porto Alegre.A caravana “Brasil Canta MS” tem o objetivo de mostrar a outros estados brasileiros, diversos aspectos da arte e cultura desenvolvida em MS.

A arte de MS

Nesta *tournée*, a 1ª com essas características realizadas pela FCMS, dá destaque à música  sul-mato-grossense por meio do show “Planeta Música”, que já foi apresentado há 3 anos no Festival de Inverno de Bonito. O espetáculo, que têm a direção do músico e produtor Otávio Neto, apresenta artistas de notável expressão em nosso estado, tais como os compositores Gílson, Jerry e Geraldo Espíndola, Filho dos Livres, a cantora Edineide Dias, os músicos Sandro Moreno, Alex Mesquita, Adriano Magôo, Otávio Neto e Marcos Assunção mais o Quarteto de Cordas dirigido pelo Maestro Eduardo Martinelli, além de bailarinas do grupo Corpomancia dirigidas por Franciela Cavalieri. “O Planeta Música é um coletivo artístico musical resultante de uma pesquisa que fiz de inúmeras composições feitas desde 1970, hoje consideradas tradicionais de Mato Grosso do Sul. Mostrar a nossa arte em capitais que têm uma grande expressão cultural no Brasil é muito importante pois serve como ponte para que existam futuros encontros artísticos”, afirmou o produtor musical Otávio Neto.

A mostra de artesanato preparada especialmente para este projeto, levará ao público brasileiro cerca de 80 peças que incluem toda a diversidade da artesania sul-mato-grossense, inclusive a dos índios Terena e Kadiwéu. Já a mostra de artes plásticas colocará em exposição obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), assinadas por artistas como Humberto Espíndola, Marize Anzoathegui, Tchelo Lima (Dourados), Ana Ruas, Jorapimo (Corumbá), Henrique Spengler (Coxim), Vânia Pereira, Priscila Pessoa, Isac de Oliveira, Buga e Miska.

O projeto

O projeto “Brasil Canta MS” criado pela FCMS conta com recursos da ordem de R$ 456.530,28 oriundos do Ministério da Cultura (Minc) por meio de emenda parlamentar de autoria da senadora Marisa Serrano com a contrapartida do governo estadual no valor de R$ 30.000 que foram investidos em despesas complementares não absorvidas pelos recursos do Minc. “Este é um momento especial para a arte e a cultura de MS que cada vez mais rompe as fronteiras do Estado e do país mostrando a capacidade criativa e o talento dos artistas de MS”, conclui Américo Calheiros, presidente da FCMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal