Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo aprova novas regras para o seguro de agricultura familiar

3 Ago 2007 - 04h25

O Conselho Monetário Nacional (CNM) aprovou novas medidas para o Seguro da Agricultura Familiar já para o Plano Safra 2007/2008. A partir do dia 2 janeiro do ano que vem, os peritos serão obrigados a utilizar o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para localização da lavoura, medição da área plantada e de sua altitude para comprovação de perdas nas culturas incluídas no Seguro. Outra exigência é a de que os profissionais usem fotos digitais para o registro da lavoura e dos danos causados.

“Essas medidas têm o objetivo de aperfeiçoar o seguro familiar, em específico, e o Plano Safra como um todo. Então, o Ministério do Desenvolvimento em parceria com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] está trabalhando na formação desses peritos e dando recursos a eles para que possam registrar com precisão lavoura, comunidade e região”, explicou Acileu Silva diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Ele disse que esse sistema permitirá, por exemplo, a identificação de possíveis erros e imperfeições no sistema de plantio da cultura em uma determinada região devido a recorrência da ida do perito ao local e os registros dos danos, pois isso pode determinar que aquele plantio não é o mais adequado para aquele solo ou aquele clima . “Essa é a intenção do Ministério que através dessa capacitação se aumente a confiabilidade dos dados, além da possibilidade de podermos através do GPS monitorar a lavoura daqui, de qualquer computador”.

O diretor ressaltou que os ganhos dessas medidas não será apenas para o governo, mas também para o agricultor. “O governo terá mais segurança ao pagar o seguro e ganho para o agricultor, pois ao longo do tempo, poderemos interferir no plantio de algumas culturas em determinadas. Caso fique comprovado que de cada dez vezes que se planta há oito safras de perda, por exemplo, ficará comprovado que o plantio é impróprio para aquele lugar”.

Opinião semelhante tem o coordenador dos Sistemas de Seguro de Agricultura Familiar (Seaf), José Carlos Zukowski, que afirmou entrevista à Voz do Brasil que o principal objetivo dessas mudanças é garantir ao segurado justiça quanto ao valor das indenizações e o melhoramento do programa, pois o combate total a fraudes é impossível segundo ele.

“Não é correto que se receba nem a mais nem a menos, ela deve ser o máximo próximo possível do valor adequado. Quanto a fraudes e possíveis falhas, isso ocorre em qualquer sistema de seguro do mundo, todos eles têm seus sistemas e nós não somos diferente, essas medidas contribuirão também nesse sentido, mas não é o seu principal objetivo”.

Há três tipos de seguro a que o pequeno produtor rural podem recorrer no momento da aquisição do crédito que cobrem os agricultores por perdas devido fenômenos climáticos, como seca ou geadas; por queda nos preços das culturas após a aquisição do empréstimo e o terceiro restrito a região Nordeste que os municípios devem aderir e caso ocorra seca generalizada na região, a população recebe um auxílio até a safra subseqüente.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS