Menu
PASSARELA
segunda, 23 de julho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Governo ampliará o projeto Comunidade Digital no ano que vem

17 Dez 2004 - 10h11
 Em 2005, o Governo Popular vai ampliar para 20 o número de escolas estaduais de Campo Grande que abrirão suas salas de tecnologia educacional nos fins de semana para atender mais pessoas pelo projeto Escola Aberta – Comunidade Digital. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Senac, possibilitou, no segundo semestre deste ano, a inclusão digital de aproximadamente 200 pessoas que moram próximo às oito escolas estaduais onde o projeto funcionou.

Amanhã, às 10h, na sede do Senac, em Campo Grande, os participantes que concluíram o curso de informática básica receberão os certificados. Para a maioria dessas pessoas, o Comunidade Digital ofereceu a primeira oportunidade de conhecer o computador e usar suas ferramentas.

O Comunidade Digital é uma experiência piloto que começou em 13 de setembro deste ano e sua execução foi dividida em duas etapas: a fase inicial voltada para a capacitação dos multiplicadores – em curso preparatório no Senac – e a segunda fase correspondente à capacitação da comunidade. Os multiplicadores são bolsistas do programa Bolsa Universitária desenvolvido pela Fundação do Trabalho e Economia Solidária (Funtrab), do Governo Popular.

As escolas estaduais que ofereceram o projeto foram: Blanche dos Santos Pereira (bairro Tijuca I); Guia Lopes (Amambaí); Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira (Campo Belo); Padre Franco Delpiano (Hospital São Julião); Padre João Greiner (Estrela do Sul); Advogado Demosthenes Martins (Octávio Pécora); Sebastião Santana Oliveira (José Abrão) e José Barbosa Rodrigues (Universitário).

A intenção dos parceiros é dar continuidade ao trabalho. Para 2005, outras 12 escolas estaduais aderiram ao, agora, Programa Comunidade Digital, alcançando um total de 20 unidades em Campo Grande.

A parceria entre SED e Senac vai abrir novas turmas nas escolas estaduais Aracy Eudociack (Tijuca II); Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira (União I); Antonio João de Figueiredo (Santos Dumont); Professora Delmira Ramos dos Santos (Coophavila II); Professora Thereza Noronha de Carvalho (Lageado); Professora Neyder Suelly Costa Vieira (Aero Rancho); Manoel Bonifácio Nunes da Cunha (Tarumã); Professora Joelina de Almeida Xavier (Jardim Guanabara); Professor Ulisses Serra (Núcleo Industrial); Professora Clarinda Mendes de Aquino (Jardim Petrópolis); Professora Flavina Maria da Silva (Jardim Botafogo) e Professor Emygdio Campos Vidal (Jardim Vilas Boas).

Segundo a superintendente de Planejamento e Apoio à Educação, Leda Regina Taborda Angeli, o programa Comunidade Digital é um sucesso para a secretaria. “Esse projeto é de uma importância fundamental. Através dele pudemos oferecer informática num processo de inclusão digital para a comunidade, além de envolver a escola num trabalho social. A melhor avaliação foi o interesse e a participação dos alunos durante todas as aulas”, afirma.

Outra avaliação positiva é da coordenadora de ensino superior do Senac e uma das responsáveis pelo projeto, Rosalira Figueiredo Makimori. “A parceria foi bastante produtiva e a receptividade das pessoas também. É importante frisar que o foco da nossa clientela são os adultos, pais, irmãos, tios e até avós dos alunos, que nunca tiveram oportunidade de acesso a uma máquina”, declara.

Para participar do projeto, os interessados precisaram preencher alguns pré-requisitos como possuir baixa renda, ter mais de 15 anos, residir próximo à unidade escolar que oferece o Comunidade Digital e possuir escolaridade de, no mínimo, 4ª série do ensino fundamental.

A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá às 10h, no auditório do Senac, localizado na rua Francisco C. Xavier, 75 (em frente ao Horto Florestal), em Campo Grande.
 
APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPERAÇÃO POLICIA FEDERAL
Prisões de Puccineli e filho são destaques em jornais nacionais
OSTENTAÇÃO
Cavalo que vale mais que uma Ferrari é destaque em exposição
CAMPO BELO RESORT - PROMOÇÃO
Campo Belo Resort com promoção especial de 22 a 31 de julho, CONFIRA
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Karola descobre o paradeiro de Luzia e chantageia a DJ: Beto ou cadeia?
ACIDENTE FATAL NO BEACH PARK
Acidente no Beach Park, veja como é o brinquedo 'Vainkará' que matou turista
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Fátima do Sul: O Boticário lança linha de cuidados masculinos e mostra que homens também se cuidam
ACIDENTES NAS ESTRADAS
Acidente grave: nove caminhões e um morto na BR-376
POLEMICA
Transexual é retirada algemada de banheiro público feminino em Araruama
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Remy agarra Luzia e Ícaro salva a mãe de ser estuprada
TURISMO PELO BRASIL E MUNDO
Indústria de Hotéis aguarda aprovação dos jogos para captar bilhões em produtos turísticos