MEGA_OKA_CARROS_
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 15 de Dezembro de 2017
DELPHOS_FULL
27 de Novembro de 2004 07h27

Governador anuncia recursos para ajudar colonos reassentados

O governador Zeca do PT anunciou a liberação de R$ 98 mil para fazer a destocagem da área de 1.681 hectares em que foram reassentadas as 50 famílias retiradas do território indígena da Aldeia Panambi, em Dourados. O anúncio foi feito hoje à tarde, durante a festa organizada pelos índios para comemorar a retomada de suas terras, erroneamente destinadas pela União para um projeto de reforma agrária na década de 40.

"Vamos fazer tudo o que for possível para dar melhores condições de vida aos colonos, que eram tão inocentes quanto os índios nessa demanda, pois receberam de boa fé as terras das mãos do governo para trabalhar e produzir, e trabalharam e produziram nelas durante todos esses anos", disse Zeca. Até o fim do ano, o governador garantiu que será concluído o processo licitatório para abertura das estradas vicinais do novo assentamento, estabelecido na Fazenda Terra do Boi, em Juti, e onde viverão outras 80 famílias de trabalhadores rurais além das 50 retiradas da Aldeia Panambi.

Zeca elogiou a compreensão, atitude e posicionamento firme do governo federal, que desde o início acatou a reivindicação dos colonos e encaminhou a solução do problema. "Veio aqui o então ministro Nelson Jobim, em 1995, no primeiro mandato do Fernando Henrique Cardoso, e assinou portaria reconhecendo o direito dos índios à posse da terra. Passou o primeiro mandato do Fernando Henrique, passou o segundo e o problema não foi solucionado. Com boa vontade e responsabilidade o presidente Lula resolveu em definitivo a questão, fazendo justiça tanto aos índios quanto aos colonos."

Zeca enfatizou, entretanto, que o caso é peculiar na história do Estado e do país e não pode servir de estímulo ao surgimento de outras demandas por posse de terra. "O desfecho da Panambi não resolve o problema todo. Os índios não podem sair por aí ocupando terras e reivindicando direitos de posse. Só com diálogo e bom senso chegaremos a resultados positivos como esse."
 
 
 
Agência Popular
Comentários
Veja Também
FARMÁCIA_CENTROFARMA_300
pupa
ÓTICA_DOURADOS
Últimas Notícias
  
pupa
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.