Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Glória de Dourados faz coleta seletiva de resíduos sólidos

19 Ago 2010 - 11h12Por Demerval Nogueira / Fátima News

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS) via Divisão de Meio Ambiente (DIMA) vem desenvolvendo em Glória de Dourados, o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos. O projeto mencionado abrange toda a área municipal, especialmente as áreas habitadas e órgãos públicos de forma em geral, e vem obtendo êxito absoluto, com referência especial na coleta de produtos, com possibilidades de serem devidamente reciclados ou reutilizados, caso específico de papéis, plásticos, vidros e metal. A coleta desses materiais acontece todas as terças-feiras através de uma equipe responsável pelo trabalho, onde recolhem os materiais armazenados em sacos plásticos e colocados em frente das residências e órgãos.

 Após a coleta, cada família recebe um novo saco para continuar fazendo a separação. A coleta seletiva tem sensibilizado a comunidade gloriadouradense, tendo em vista que, também é um processo de Educação Ambiental, e faz com que, cada família assuma sua parcela de responsabilidade quanto ao descarte correto dos resíduos. Os materiais após serem coletados, são devidamente separados e encaminhados para a reciclagem. A geógrafa do DIMA, Marla Camila Brugnerotto esclarece, “com este trabalho que vem sendo realizado, o lixo orgânico e higiênico tem sofrido drástica diminuição no que se refere às embalagens descartáveis, pois, os materiais estão sendo descartados em local devidamente preparado”.

Ainda sobre o meio ambiente o município de Glória de Dourados trabalha de forma consorciada com outros municípios, com o objetivo de construir o Aterro Sanitário, sendo que, o terreno adquirido já se encontra em nome do município de Glória, localizado na altura do km 05, nascente, 3ª linha. O chamado “Lixão” está cercado e terminantemente proibido a entrada de pessoas no local e, brevemente será desativado, bem como, já está praticamente elaborado o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que tem por objetivo recuperar as áreas que necessitam de transformações e adequações de conformidade com o que estabelecem as leis e normas ambientais.

Os responsáveis pela Divisão de Meio Ambiente esperam a regulamentação da Lei de Resíduos Sólidos, que entrará em vigor dentro de aproximadamente três meses. Para a bióloga e diretora do DIMA, Maria Aparecida Furtuoso Gomes, “esta nova lei oferecerá oportunidades de negócios, investimentos e empregos, em função de uma determinação legal que tem efeitos positivos para o meio ambiente, a saúde pública e a economia do município, bem como, de todo o território nacional”. A bióloga, juntamente com sua equipe de trabalho vem acompanhando a coleta seletiva e mantendo um diálogo aberto com a população e destaca, “a população, de forma ampla tem demonstrado interesse e satisfação com o projeto, porque sempre manifestaram interesse em separar o lixo, porem, não havia coleta seletiva e, hoje é bem diferente e muito mais confortável”.

Entretanto, é necessário que as famílias e responsáveis por órgãos públicos continuem separando o lixo e colaborando com a equipe do DIMA, sendo que, todas as terças a equipe especializada e composta por 10 pessoas uniformizadas durante o exercício das atribuições, que fazem à coleta seletiva, recolhendo os produtos especialmente armazenados e colocados no local de costume. A coleta é importante porque esses materiais, papel, plásticos, vidros e produtos metálicos, entre outros levam décadas e até centenas de anos para a decomposição, ficando a mercê do tempo e poluindo o meio ambiente, principalmente os mananciais. Com a coleta seletiva diminui o lixo descartável e, consequentemente são reciclados e reaproveitados possibilitando ainda, a geração de renda. Por isto o DIMA agradece a todos aqueles que colaboram neste trabalho, afinal todos nós somos responsáveis pelo meio em que vivemos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho