Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de março de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Glória de Dourados é referência estadual no setor leiteiro

26 Abr 2007 - 08h35
O Território da Grande Dourados foi homologado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003 e é formado por 12 municípios (Dourados, Caarapó, Jutí, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Deodápolis), todos têm como principal fonte econômica a agropecuária. A divisão territorial é uma política do Governo Federal que visa o desenvolvimento do país a partir da concepção de que municípios com características semelhantes (cultural, econômica, social e outras) possam de forma coletiva promover ações para o desenvolvimento regional. Até 2006 foram homologados 118 territórios no Brasil pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT).
 
A Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados (ADT-GD) juntamente com as prefeituras e outras entidades como universidades, Embrapa, Funai e Associação dos Produtores  Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS) - que tem hoje 150 famílias associadas, participam do Colegiado Territorial, responsável pela aplicação e gestão dos recursos investidos pelo Governo Federal.
 
Glória de Dourados é destaque no cenário estadual como referência em trabalhos direcionados para o setor leiteiro; esta conquista é mérito de parcerias que aconteceram no passado e pela persistência de alguns produtores que se mantém na vanguarda do setor. No entanto, é clara a necessidade de se pensar a cadeia produtiva do leite com o envolvimento dos demais agregados e tornar a atividade rentável para todos, já que a pecuária leiteira é a base de sustentação econômica de muitos produtores da Grande Dourados.
 
Segundo o Articulador Territorial da ADT-GD, Olácio Mamoru Komori o desenvolvimento territorial pressupõe, que dentro de um determinado espaço com recursos naturais e humanos, existe potencial para promover uma política desenvolvimentista. “Os ditos atores sociais atuam tentando fugir das divisas que limitam os municípios, pois muitos problemas são comuns a todos e desta forma serão resolvidos mais facilmente se unirem os recursos pelo bem coletivo”, explica Komori.
 
Evento sobre pecuária leiteira
A Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados (ADT-GD) juntamente com a APL do leite de Glória de Dourados realiza o 1º Seminário sobre Arranjo Produtivo do Leite e Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira. O evento será realizado amanhã (26) e sexta-feira (27) no Anfiteatro do Departamento de Fomento Agropecuário de Glória de Dourados (DEFAP), no Parque de Exposições da cidade.
 
O objetivo do Seminário é possibilitar a aproximação dos produtores, representantes institucionais e de consultores para discutir a organização dos produtores, mercado, inovações tecnológicas de desenvolvimento coletivo territorial para a cadeia produtiva do leite. Caravanas de 20 municípios já confirmaram presença, mais de 500 pessoas devem participar do encontro.
 
Segundo a ADT-GD, em 2005 foram criados 24 projetos para atender a cadeia produtiva de leite da região, com ações de infra-estrutura e custeio para o fortalecimento do eixo da gestão ambiental, educação e capacitação. Com a organização territorial será possível alcançar o desenvolvimento coletivo de todos os municípios envolvidos e impulsionar a atividade.
 
 
 
Fátima News / Gislaine Balbinot

Deixe seu Comentário

Leia Também

RESGATADO
Cão abandonado em ilha estava sendo comido vivo por urubus
SEXTUPLOS
Americana dá à luz seis bebês em nove minutos
TRAGÉDIA EVITADA
Garoto de 11 anos leva faca na mochila para matar colega no ônibus escolar
ALERTA AOS PAIS
Menino de quatro anos corta os pulsos em Goioerê e pode ser influência da Momo
FAKE NEWS
Padre Fábio de Melo desmente texto atribuído a ele sobre o ataque em Suzano
ATROPELAMENTO
Idoso é derrubado de bicicleta e atropelado por veículo – Imagens Fortes
PENA MÁXIMA
Pai, madrasta e outros dois réus são condenados pela morte do menino Bernardo
DOCUMENTO UNICO
CPF substitui a partir de hoje diversos documentos
SEM FILA E SEM ESTRESSE
#SemEstresse: sofre com o mal de ficar horas nas filas lotéricas? Veja como se livrar delas
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Morre Avós e menino de quatro anos feridos em acidente