Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Glória completa 42 anos de emancipação político-administrativa

2 Mai 2007 - 08h37
O município de Glória de Dourados, sob a administração da prefeita Vera Regina Dalcin Baur (PR), completa hoje 42 anos de emancipação político-administrativa. Nascido com a implantação da CAND (Colônia Agrícola nacional de Dourados), a conhecida “Colônia Federal”, implantada em 1943, pelo presidente da República Getúlio Vargas, o município foi criado, através da Lei nº 1.941, de 11 de novembro de 1963, assinado pelo governador do Estado Fernando Corrêa da Costa. Em 27 de dezembro de 1956, foi criada a data oficial da fundação da sede da cidade.
Glória de Dourados foi elevado a distrito de Dourados de conformidade com a Lei nº 1.197, de 22 de dezembro de 1958, chamado Vila Glória. A implantação da pedra fundamental ocorreu no dia 20 de maio de 1956. A criação do município deu-se no dia 2 de maio de 1965, data em que se comemora o aniversário do município.
Na época, o padre José Daniel, administrador do Núcleo Colonial, ao visitar a região, no final da década de 50, proferiu um discurso, quando afirmou que, “esta cidade será a Glória, a Glória de Dourados”. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), censo realizado em 2000, Glória de Dourados dispõe de uma área territorial de 493 quilômetros quadrados. Conforme autoridades locais, este dado não condiz com a realidade territorial do município, pois na área mencionada pelo instituto está incluído o distrito de Nova Esperança que, na realidade, pertence ao município de Jateí. Na verdade, Glória possui 335 quilômetros quadrados e sua latitude é de 400 metros acima do nível do mar.
ADMINISTRADORES
Desde sua emancipação, Glória de Dourados teve oito mandatos administrativos, sendo dirigida por oito gestores públicos. O primeiro prefeito foi José de Azevedo, tendo como vice José Roberto Maranha; a segunda gestão foi de Deodato Leonardo da Silva, Josino Graciano da Silva, no cargo de vice-prefeito; o terceiro mandato foi dirigido pelo padre Roberto Fulco do Nascimento, tendo como vice-prefeito Lourival Siqueira da Silva; o quarto mandato, novamente, sob a responsabilidade de Deodato Leonardo da Silva, com Yassuo Morishita, de vice; a quinta gestão foi de Rasslan e, como vice-prefeito, Lourival Siqueira da Silva; no sexto mandato, retorna José de Azevedo como prefeito e Antônio Borges de Carvalho, como vice-prefeito.
O sétimo mandato de prefeito de Glória foi da responsabilidade de Claudinei da Silva, com Yassuo Morishita de vice. Neste sétimo mandato, Claudinei renunciou ao cargo, após um ano e quatro meses, para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, quando foi eleito deputado estadual, quando Morishita assumiu o governo municipal. O oitavo mandato foi do prefeito Jairo de Vasconcelos e, de vice-prefeito, José Sabino Sobrinho.
Na décima gestão, José de Azevedo retorna ao gabinete, assessorado por Keiko Kuraoka, como vice-prefeito. Reeleito mais uma vez, Azevedo assume a décima gestão de Glória, com a médica Vera Regina Dalcin Baur, no cargo de vice-prefeita.
Em janeiro de 2005, Vera Baur assume a administração de Glória de Dourados, com Roberto Shinichi Masuko, como vice-prefeito.
COMEMORAÇÃO
A programação de aniversário de Glória de Dourados iniciou na sexta-feira, 27, com a realização da 19ª Expoglória (Exposição Agropecuária de Glória de Dourados), que detém uma programação intensa. Também, com várias inaugurações de obras pela prefeita Vera baur, acompanhada de autoridades políticas estaduais e federais.
Para hoje, data magna do município, a programação prevê um desfile cívico, a partir das 8h, na avenida Presidente Vargas, centro da cidade. Às 11h, entrega da reforma da escola municipal “Dois de Maio”; às 17h, celebração evangélica; e, às 21h, show com a dupla “Kleber e Kleberson” (lançamento do segundo CD). (Colaborou Andrey Leal).
 
 
 
 
 
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos