Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Geraldo destaca visita de Lula a Dourados para inaugurar UFGD

3 Ago 2010 - 14h16Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) destacou a notícia de que o presidente Luis Inácio Lula da Silva deverá vir a Dourados no próximo dia 24 para inaugurar, oficialmente, a Universidade Federal da Grande Dourados. Geraldo, que foi um dos principais articuladores da criação da UFGD, considera a visita presidencial “o coroamento de um sonho de 20 anos de toda a sociedade douradense e regional”.

 

         

 

Na avaliação de Geraldo a decisão do presidente Lula confirma o acerto da luta. O parlamentar apresentou, em 16 de julho de 2003, o Projeto de Lei 1.266/2003, criando a UFGD e obteve o apoio do presidente Lula à proposta em 23 de julho do mesmo ano, em audiência que aconteceu em Brasília.

 

 

Acompanhado de estudos técnicos feitos por uma comissão instituída pelo campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Dourados, então conhecido como CEUD – Centro Universitário de Dourados, o PL 1.266/2003, apresentado por Geraldo Resende foi o instrumento pelo qual o parlamentar articulou o apoio, além do presidente Lula, do vice-presidente José Alencar e do então ministro da Educação Cristovam Buarque.

 

 

Embora tenha retirado o PL 1.266/2003 posteriormente, foi com ele que Geraldo Resende conquistou o apoio da classe política, inclusive entre setores que nunca tinham ouvido falar da proposta, que chegou a ser apresentada na Câmara Federal em 1983, pelo então deputado federal Sérgio Cruz, que, no entanto, não foi reeleito.  Com isso o projeto acabou no esquecimento.

 

 

Para Geraldo “existe uma história de antes e outra depois da UFGD”. Foi essa perspectiva que ele vislumbrou ao encampar o projeto. “Quando lutamos pela criação da UFGD, já antevíamos a transformação que a instituição causaria na vida cultural de Dourados e das cidades vizinhas”.

 

 

Geraldo Resende afirma que a política de expansão universitária promovida pelo governo do presidente Lula é acertada. “Sou fruto da educação e creio que somente as pessoas mais humildes podem crescer por meio da educação”, explica o parlamentar, que estudou, quando garoto, na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, e se formou em Medicina pela Universidade Federal do Ceará.

 

 

“Com a UFGD, milhares de pessoas estão podendo se formar em cursos que anteriormente somente existiam em outros Estados , obrigando as pessoas a se deslocarem milhares de quilômetros, como foi o meu caso”, conclui o parlamentar, que acredita numa grande festa caso realmente o presidente Lula confirme a vinda a Dourados.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados