Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Geração de energia elétrica sobe 4% em julho no País

1 Ago 2007 - 04h13

Órgão que administrada a produção de energia elétrica no País, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou nesta tarde de terça-feira (dia 31) dados preliminares que revelam o aumento de 4.0% na geração de energia elétrica em julho sobre o mesmo período do ano passado.

Em termos absolutos, a geração total em julho oscilou em torno de 48.019 MW médios, com acréscimo de 1.831 MW médios sobre o contabilizado em igual período de 2006.

Em relação a junho, houve aumento de 0,5% e no período acumulado em 12 meses a variação ficou em 4,3%. No acumulado em sete meses, até julho, a expansão foi de 4,4% em relação a igual período de 2006.

A expansão de julho está em linha com as projeções do ONS e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que trabalham com cenário de expansão de 4,0% ao ano para os próximos 10 anos no crescimento do mercado interno.

Os dados deste mês, porém, estão abaixo do observado no período de março a maio. Em março, por exemplo, a expansão atingiu 5,39% em relação ao mesmo mês do ano passado, subindo para 7,52% em abril e 5,13% em maio.

O ritmo mais acelerado nesses meses resultou principalmente da temperatura mais elevada no verão deste ano, em relação ao registrado em 2006.

Energia no campo

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrical) deu hoje mais um passo no processo de enquadramento de cooperativas de eletrificação rural na condição de distribuidoras de energia.

A diretoria da agência aprovou hoje as tarifas básicas que virão a ser cobradas por 22 cooperativas que ganharão o status de "permissionárias" de distribuição de energia. Juntas, elas abastecem mais de 150 mil unidades de consumo em regiões rurais dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe.

A próxima etapa será enquadrá-las formalmente como permissionárias de distribuição. A partir daí, as cooperativas terão um prazo de 45 dias para assinar os contratos de permissão e 60 dias para assinar contratos da compra de energia que vão revender, de uso do sistema de distribuição e de conexão.

As tarifas-base que foram aprovadas hoje equivalem a valores de 2003 e serão atualizados pelo IGP-M até a data em que forem assinados os contratos de permissão.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro