Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 23 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Gaúchos debatem o tradicionalismo e praticam solidariedade

22 Jun 2007 - 16h23
O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) realiza neste sábado, em Campo Grande, o VII Congresso Tradicionalista e o 10º Canto do Sul - do Pampa ao Pantanal. O Congresso vai abordar o tema Gestão do Patrimônio Sócio-Cultural Gaúcho e vai ser realizado das 8h às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores de Campo Grande. Já o show beneficente 10º Canto do Sul - do Pampa ao Pantanal acontece às 20h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo - auditório Manoel de Barros.
 
O presidente do MTG-MS, João Ermelino de Mello, explica que o congresso vai estimular o debate e proporcionar a integração entre os participantes. “Por meio do evento estaremos debatendo e analisando acerca do movimento tradicionalista gaúcho no Estado. Vamos contar com a colaboração de renomados tradicionalistas, que enriquecerão o Congresso com suas palestras”, destaca João Mello.
 
Podem participar do evento todos os integrantes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s), tradicionalistas e a comunidade em geral. A solenidade de abertura do Congresso e a posse da nova diretoria do MTG-MS acontecem às 08h. Em seguida, o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manoelito Carlos Savaris, ministra a palestra Formação Cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
 
Formação Sócio-Cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho é o tema abordado pelo presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Celívio Holz, às 09h30.
 
A programação continua no período vespertino, às 13h30, com a Mesa-Redonda Adequação e Aprovação dos Regulamentos (Campeiro, Esportivo, Cultural e Artística). Às 16h será proferida a palestra Jovens - Nosso Patrimônio pela secretária Geral da CBTG, Adyva Stein Holz e pelas primeiras prendas e peões do MTG-MS. O encerramento do evento está previsto para às 18h.
 
10º Canto do Sul
- O show musical Canto do Sul – do Pampa ao Pantanal começa às 20h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo - auditório Manoel de Barros, em Campo Grande. O presidente do MTG-MS, João Ermelino de Mello, comenta que os recursos arrecadados com o show musical serão revertidos à Sociedade de Integração e Reabilitação da Pessoa Humana (Sirpha), Cotolengo Orionópolis Sul-Mato-Grossense, Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC) e à campanha do agasalho do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). "Além de contribuir com a campanha do agasalho, estaremos preservando a tradição sul-rio-grandense e nos integrando com a cultura de Mato Grosso do Sul", enfatiza.
 
Nesta edição do Canto do Sul – do Pampa ao Pantanal, o público vai conferir o show de Luiz Marenco, João Fígar e outras atrações artísticas. O show musical acontece anualmente e além de reunir artistas da música gaúcha e sul-mato-grossense, há também apresentação de danças folclóricas, declamação de poesias, trovas, entre outras manifestações do folclore gaúcho.
 
Conforme João Ermelino de Mello, já se apresentaram no palco do Canto do Sul alguns músicos do Rio Grande do Sul como Dante Ramon Ledesma, César Oliveira e Rogério Mello, João Chagas Leite, Pedro Ortaça, João de Almeida Netto, Luis Carlos Borges, Elton Saldanha, Jorge Guedes e Filhos. A música sul-mato-grossense foi representada no Canto do Sul pelos artistas do Grupo Acaba, Gabriel Sater, Marcelo Loureiro, Aral Cardoso, Geraldo Espíndola, Ivo de Souza, Aurélio Miranda e Aurélio Miranda Filho e Orquestra de Violões de Campo Grande.
 
Serviço
- A comissão organizadora informa que o público pode contribuir com agasalhos, que serão recebidos no local do evento. Mais informações pelo telefone (67) 3349-5004 ou pelo e-mail
mtgms@terra.com.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física