Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Gaúchos debatem o tradicionalismo e praticam solidariedade

22 Jun 2007 - 16h23
O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) realiza neste sábado, em Campo Grande, o VII Congresso Tradicionalista e o 10º Canto do Sul - do Pampa ao Pantanal. O Congresso vai abordar o tema Gestão do Patrimônio Sócio-Cultural Gaúcho e vai ser realizado das 8h às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores de Campo Grande. Já o show beneficente 10º Canto do Sul - do Pampa ao Pantanal acontece às 20h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo - auditório Manoel de Barros.
 
O presidente do MTG-MS, João Ermelino de Mello, explica que o congresso vai estimular o debate e proporcionar a integração entre os participantes. “Por meio do evento estaremos debatendo e analisando acerca do movimento tradicionalista gaúcho no Estado. Vamos contar com a colaboração de renomados tradicionalistas, que enriquecerão o Congresso com suas palestras”, destaca João Mello.
 
Podem participar do evento todos os integrantes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s), tradicionalistas e a comunidade em geral. A solenidade de abertura do Congresso e a posse da nova diretoria do MTG-MS acontecem às 08h. Em seguida, o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manoelito Carlos Savaris, ministra a palestra Formação Cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
 
Formação Sócio-Cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho é o tema abordado pelo presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Celívio Holz, às 09h30.
 
A programação continua no período vespertino, às 13h30, com a Mesa-Redonda Adequação e Aprovação dos Regulamentos (Campeiro, Esportivo, Cultural e Artística). Às 16h será proferida a palestra Jovens - Nosso Patrimônio pela secretária Geral da CBTG, Adyva Stein Holz e pelas primeiras prendas e peões do MTG-MS. O encerramento do evento está previsto para às 18h.
 
10º Canto do Sul
- O show musical Canto do Sul – do Pampa ao Pantanal começa às 20h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo - auditório Manoel de Barros, em Campo Grande. O presidente do MTG-MS, João Ermelino de Mello, comenta que os recursos arrecadados com o show musical serão revertidos à Sociedade de Integração e Reabilitação da Pessoa Humana (Sirpha), Cotolengo Orionópolis Sul-Mato-Grossense, Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC) e à campanha do agasalho do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). "Além de contribuir com a campanha do agasalho, estaremos preservando a tradição sul-rio-grandense e nos integrando com a cultura de Mato Grosso do Sul", enfatiza.
 
Nesta edição do Canto do Sul – do Pampa ao Pantanal, o público vai conferir o show de Luiz Marenco, João Fígar e outras atrações artísticas. O show musical acontece anualmente e além de reunir artistas da música gaúcha e sul-mato-grossense, há também apresentação de danças folclóricas, declamação de poesias, trovas, entre outras manifestações do folclore gaúcho.
 
Conforme João Ermelino de Mello, já se apresentaram no palco do Canto do Sul alguns músicos do Rio Grande do Sul como Dante Ramon Ledesma, César Oliveira e Rogério Mello, João Chagas Leite, Pedro Ortaça, João de Almeida Netto, Luis Carlos Borges, Elton Saldanha, Jorge Guedes e Filhos. A música sul-mato-grossense foi representada no Canto do Sul pelos artistas do Grupo Acaba, Gabriel Sater, Marcelo Loureiro, Aral Cardoso, Geraldo Espíndola, Ivo de Souza, Aurélio Miranda e Aurélio Miranda Filho e Orquestra de Violões de Campo Grande.
 
Serviço
- A comissão organizadora informa que o público pode contribuir com agasalhos, que serão recebidos no local do evento. Mais informações pelo telefone (67) 3349-5004 ou pelo e-mail
mtgms@terra.com.br.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório