Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Gastos com serviços de dados no celular crescem 55% no 2º trimestre

14 Set 2010 - 13h56Por Folha Online
O gasto com torpedos, música e acesso a internet pelo celular cresceu 54,5% no segundo trimestre, na comparação com igual período em 2009. A receita das operadoras com serviços de dados (tudo menos serviço de voz) foi de R$ 2,8 bilhões no segundo trimestre deste ano, ante R$ 1,8 bilhão no mesmo período do ano passado.

Isso representa 16,3% das receitas bruta de serviço das operadoras. É pouco se comparado com países como Japão, onde cerca de 50% da receita das operadoras é relativa a serviços de dados.

Os números divulgados nesta terça-feira são do projeto Monitor Acision, das consultorias Acision e Teleco, que tem por objetivo mapear tendências de uso de serviços móveis no Brasil. Com 185 milhões de celulares, o Brasil possui uma densidade de 95,6 celulares por 100 habitantes.

Projeções da Teleco dão conta de que, neste semestre, o país deve ultrapassar a barreira de 100 celulares por 100 habitantes. A pesquisa ouviu 750 pessoas em São Paulo, Rio e Porto Alegre. A operadora que tem a maior receita com serviços extra-voz é a Vivo (21,6%). Em seguida vem a TIM, com 13%. E depois a Oi, com 11,6%. A Claro não divulgou a informação.

Da receita das operadoras com serviços, 45% corresponde a mensagens (torpedo, torpedo multimídia e "instant message") e 44%, a acesso a internet. Outros (como música e toque de celular) representam 11%.

Do universo de entrevistados, apenas 2% acessa a internet por meio de celular. E 3% é usuário de banda larga móvel (modem 3G ou celular como modem conectado ao laptop). As duas principais razões para não acessar a internet móvel são: não ver necessidade (61%) e custo alto do serviço (42%).

Desses 5%, 62% usam a web móvel para acessar email ou navegar na internet e 37% usa o celular para ver vídeos no Youtube ou entrar em redes de relacionamento, como Facebook e Twitter.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat