Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Garcete é transferido da PF para Presídio Federal

30 Mar 2007 - 16h46
 

O juiz Odilon de Oliveira, da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal, autorizou na tarde de hoje a transferência do empresário Hyran Georges Delgado para o Presídio Federal de Campo Grande, onde passará a cumprir pena. A decisão judicial foi cumprida há pouco por agentes da Depen (Departamento Penitenciário Nacional) que foram até a sede da Superintendência da Polícia Federal buscar Garcete para leva-lo numa viatura policial até o presídio de segurança máxima federal.

A transferência foi uma solicitação do juiz estadual Francisco Gerardo de Sousa, da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, que encaminhou o pedido para a Justiça Federal, diante as denúncias sobre um plano de fuga elaborado por Garcete para fugir do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), onde estava recolhido. Após o plano de fuga descoberto por agentes penitenciários, Garcete foi transferido para a sede da Polícia Federal, de onde ele sai hoje em direção ao Presídio Federal.

Segundo Gerardo, o Ministério da Justiça já havia autorizou a transferência de Garcete para o presídio federal, entretanto, o pedido ainda precisava ser avaliado pelo juiz federal, que acatou a reivindicação nesta sexta-feira. A solicitação de transferência de Garcete foi feita também pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), temendo a fuga do acusado. Garcete estava numa cela da Polícia Federal desde o dia 25 deste mês, quando o plano foi descoberto. Informações policiais dão conta de que Garcete teria pago R$ 1 milhão para que a fuga do IPCG fosse facilitada.

O empresário foi preso no ano passado acusado de contrabando de cigarros, de falsificação, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, presos no ano passado durante a operação Bola de Fogo desencadeada pela Polícia Federal. Outras pessoas, inclusive familiares dele, foram presas na época, mas apenas Garcete permanece detido.

Ao todo mais 20 presos devem ocupar a unidade penal nos próximos dias, entretanto, todos os detentos devem ser transferidos de outros Estados, conforme o Ministério da Justiça. Garcete permanecerá detido ao lado dos criminosos Edimar dos Santos e José Reginaldo Girotti, que foram os dois primeiros a chegar ao local, no último dia 22, sendo que ambos vieram transferidos do Presídio Federal de Segurança Máxima de Catanduvas (PR).

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis