Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 19 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Futuro pai também sente enjôo e vê barriga crescer

15 Jun 2007 - 04h25
Um estudo realizado com homens cujas mulheres estavam esperando bebês apontou que a maioria apresentou "sintomas de gravidez" como desejo de comer alimentos específicos e barriga inchada.

O estudo foi chefiado por Arthur Brennan, pesquisador da Faculdade de Ciências de Saúde e Bem-Estar Social da da St George's University of London, na Grã-Bretanha.

"Estes homens estavam tão sintonizados com suas parceiras que começaram a desenvolver os mesmos sintomas", diz Brennan. Um grupo de 282 homens, com idades entre 19 e 55 anos, foi monitorado durante cada estágio da gravidez de suas parceiras.

Os resultados foram comparados aos de um outro grupo, com 281 homens cujas parceiras não estavam grávidas. A maioria dos futuros pais apresentou sintomas como mudanças de humor, enjôos pela manhã e até inchaço na barriga.

Cólicas
A maioria dos sintomas pioraram durante o estágio inicial da gravidez, atingiram o pico no terceiro trimestre e desapareceram pouco após o nascimento do bebê.

Cólicas estavam entre os sintomas mais comuns. Um futuro pai disse que sentia-se como se estivesse em trabalho de parto. "Minhas cólicas eram como as contrações que vão aumentando quando uma mulher está em trabalho de parto", disse. "Elas começaram suaves e foram ficando mais fortes e mais fortes e mais fortes."

Também foram bastante comuns sintomas como enjôo matinal e mudanças no apetite. Embora ninguém saiba ao certo por que homens apresentam sintomas desse tipo, conhecidos como Síndrome de Couvade, Brennan enfatiza que eles não são apenas uma forma de chamar a atenção. "Esses sintomas são involuntários", diz. "Freqüentemente, os homens não têm a menor idéia do que está acontecendo com eles".

Diagnóstico
O pesquisador diz que muitos médicos não reconhecem a Síndrome de Couvade. "Não existe um diagnóstico. Mas esta pesquisa prova que a Síndrome de Couvade realmente existe", afirma Brennan. "Os resultados falam por si." O estudo, o maior desse tipo já realizado na Grã-Bretanha, confirma o que muitas parteiras já sabem por experiência.

"Uma parteira me disse que, de acordo com sua experiência, homens freqüentemente reclamam de náusea durante os primeiros estágios de gravidez da parceira", conta a médica Val Collington, também da St George's University of London.
 
 
Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares