Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Funced traz “Teatro Mosaico” a Dourados

13 Dez 2004 - 11h10

Uma parceria da Prefeitura de Dourados, através da Fundação Cultural e de Esportes – Funced, com o grupo “Teatro Mosaico, de Cuiabá, vai trazer três espetáculos para a cidade, num projeto que tem a aprovação da Fundação Nacional da Arte – Funarte.

De acordo com a superintendente de Cultura da Funced, Lélian Paschoalick, serão cobrados ingressos em dois espetáculos. Ambos acontecem no Teatro Municipal, e o primeiro deles será no dia 18 de dezembro, às 20 horas – Auto da Estrela Guia; o segundo acontece no dia 19 – Muito Barulho por Nada – no mesmo horário. O preço do ingresso é R$ 10 e estudantes terão direito à meia-entrada.

No domingo, dia 20 de dezembro, o Teatro Mosaico vai ao Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, quando apresenta o clássico da literatura infantil, “A Menina e o Vento”, de Maria Clara Machado. A apresentação será com entrada franca e terá início às 17 horas.

Lélian enfatizou a importância da presença das crianças na apresentação de domingo, lembrando que “o espetáculo é um texto clássico da literatura infantil e por isso é importante e muito interessante que os pais levem seus filhos ao parque, para receber esse presente da prefeitura para as crianças, às vésperas do Natal”. Ela garante que esse é um dos mais belos trabalhos feitos para as crianças e ressalta: “Esse é um verdadeiro presente cultural que a prefeitura está oferecendo”.

O TEATRO MOSAICO

O grupo foi fundado em 1995 pelo ator e produtor cultural matogrossense Sandro Lucose, quando ainda estudava artes cênicas na Escola de Teatro da Universidade do Rio de Janeiro. Ao surgir em 95 o Mosaico era uma companhia formada por atores, diretores e técnicos advindos de diversas regiões do país, e que constituíram uma associação sem fins lucrativos, cuja finalidade era a criação de um campo de trabalho. Os artistas começaram a primeira produção sem nenhum patrocínio, contando sobretudo com o investimento e o esforço dos vários profissionais do grupo, sendo que a qualidade e o primor artísticos da obra a ser produzida sempre estiveram a frente das metas.

Sem recursos financeiros que pudessem garantir a subvenção total ou parcial do projeto em seu princípio, a produção só teve como saída para o trabalho a utilização de materiais alternativos, reciclando lixo para construir cenário, figurinos e adereços.

O respaldo pela iniciativa não tardou, chegando a somar para a primeira montagem que ainda hoje está em plena atividade, um total de 16 prêmios em várias categorias, inclusive o de melhor espetáculo, além de indicações e menções honrosas de personalidades das artes cênicas brasileira em festivais e mostras do Brasil.
Agora com sede em Cuiabá, o Teatro Mosaico está a todo vapor constituído exclusivamente por artistas matogrossenses e mantém a mesma estrutura organizacional como em seu princípio, sendo uma Associação Cultural formada somente por artistas do Estado de Mato Grosso.
O projeto VEJA O TEATRO é o desdobramento de um longo trabalho de pesquisa cênica, sendo esta realização patrocinada pela BRASILTELECOM, que possibilitou a ação do VEJA
O TEATRO
, onde o Teatro Mosaico percorre cidades do interior do Brasil e também recebe semanalmente visitas de grupos de estudantes em seu ateliê, para conhecer a sistemática de uma produção profissional, vivenciando o passo a passo do ritual diário dos artistas, que desempenham diferentes funções como aderecistas, costureiros, instrutores de dança, músicos e atores.

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
FOTOS: IVINOTÍCIASIVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRIO CHEGANDO COM TUDO
FRIO do outono chega na sexta-feira com mínima de 12°C; confira a previsão