Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fome e má distribuição de renda acirram desigualdade social

6 Jul 2004 - 10h40
Os jovens que fizeram a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado (Enem/2003) acreditam que a desigualdade social é a maior causa da violência no Brasil. A fome, a má distribuição de renda e a favelização das cidades foram apontadas como fatores que acirram o processo de desigualdade e provocam violência na sociedade.

A pesquisa foi divulgada hoje à Agência Brasil pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC), responsável pela aplicação das provas de redação. No ano passado, o tema foi: “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”. Mais de 600 professores corrigiram os textos de 1,2 milhão de alunos, transcrevendo os trechos em comum. A falta de escolaridade e a desestruturação familiar também foram citadas pelos estudantes como causas do problema da violência.

Para a socióloga Maria Stella Grossi, professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB), o fato de os estudantes apontarem a desigualdade social como uma das causas da violência demonstra certa maturidade no modo de encarar a questão. Segundo ela, os jovens costumam colocar a culpa pela violência na situação de pobreza da população.

“É uma forma um pouco mais sofisticada de os jovens perceberem o problema. Significa uma compreensão um pouco mais complexa da questão, porque acaba condenando a população pobre como sendo geradora de violência”, avalia a socióloga, que estuda a opinião da sociedade sobre a violência há mais de 10 anos.

De acordo com ela, mesmo com o avanço é preciso chamar a atenção para o surgimento, cada vez maior, das camadas médias e ricas da sociedade nas estatísticas de violência, não apenas como vítimas, mas como protagonistas. “É um fato para o qual precisamos estar atentos, porque senão poderá levar à idéia, ainda um pouco direcionada, de que quem é negativamente contemplado, ou negativamente privilegiado, gera a violência”, alerta a especialista.

Outro ponto que Stella ressalta é o fato de os jovens detectarem a falta de escolaridade como uma das causas da violência. “Não é tanto a falta de escolaridade, mas sim a falta de escolas, o que pode significar uma lacuna, cujas conseqüências, mais imediatas ou mais remotas, podem ser geradoras de comportamentos violentos”, explica.

O Enem acontece todos os anos e tem o objetivo de avaliar a qualidade do aprendizado dos alunos que estão terminando o ensino médio, ou que já se formaram e querem testar seus conhecimentos.
 
Agência Brasil

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente