Menu
SADER_FULL
segunda, 20 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Fogo atinge Parque de Ilha Grande na divisa de PR e MS

14 Ago 2007 - 14h58
 

Dois focos de incêndio, nos dois últimos dias, atingem o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná e Mato Grosso do Sul e que abrange o arquipélago com mais de 300 ilhas às margens do rio Paraná. O fogo queimou mais de cinco mil hectares de áreas de pastagens e vegetação rasteira, cerca de sete por cento da área de 78.875 hectares, na divisa dos municípios de Altônia (PR) e Eldorado (MS).

O último foco de incêndio foi controlado na madrugada de hoje, segundo a analista ambiental e chefe do Parque Nacional, Gabriela Leonhardt. “As equipes ainda estão no local fazendo o levantamento. Amanhã devemos saber com precisão a extensão da área que foi queimada”, declarou, informando que o incêndio atingiu uma vegetação de várzea de 1,5 metro a 2 metros.

Há forte suspeita de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana e de forma proposital. "Foram dois focos de incêndio, bem próximos. Isso é típico de uma ação humana, não é uma ocorrência natural. Vamos informar a Polícia Federal sobre o incêndio que fará a investigação", explicou Gabriela Leonhardt.

O último incêndio que atingiu o Parque Nacional de Ilha Grande aconteceu no dia 30 de junho e, na ocasião, o fogo queimou aproximadamente cinco mil hectares, levando dois dias para ser controlado. Apesar de ainda não ter a extensão do incêndio de segunda-feira na mesma região, de acordo com o sargento da Defesa Civil e coordenador do Bombeiro Comunitário de Altônia, Gerson Amarildo de Oliveira, o fogo não atingiu uma área muito grande.

O primeiro foco de incêndio aconteceu por volta das 15h de segunda-feira e foi controlado por volta de 18h30. À noite, por volta das 22h, começou outro foco de incêndio. Oito soldados da Defesa Civil trabalharam no local e o fogo foi controlado às 3h de hoje. Há duas semanas não chove na região de Altônia.

Foi o sétimo incêndio registrado no Parque Nacional de Ilha Grande em 2007, enquanto no ano passado foram 15 ocorrências. Há duas semanas não chove na região. O arquipélago atinge 100 quilômetros entre Guairá(PR)/Mundo Novo (MS) e a foz do rio Amambaí, na divisa Naviraí (MS)/Icaraíma (PR).

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

IDADE MINIMA
Reforma da Previdência: idade mínima pode ficar menor para professor
CHACINA - PONTO DE DROGAS
Onze são mortos em chacina no bar
MORTE GRIPE A
Criança de 11 meses morre por gripe Influenza
AÇÕES ROSE MODESTO
Rose Modesto quer aumentar pena por feminicídio, Assista a entrevista
SEQUESTRO
Suspeito de manter adolescente em cárcere privado é preso em flagrante
FATALIDADE
Caminhão enrosca em fiação elétrica e provoca morte de idosa em Pérola
DISCUSSÃO FATAL
Em briga de casal, pai arremessou vaso e matou criança de 9 meses
COVARDIA
Motorista fecha porta e dá chute em idoso para impedir embarque em ônibus. Veja o Video
FAMOSIDADES
Leticia Almeida recebe R$ 1 mil de pensão de Jonathan Couto e pede resisão para R$ 5 mil
CAMPO BELO RESORT - VÍDEO
VÍDEO: Olha o quem vem por aí no Campo Belo Resort, em breve um complexo aquático de tirar o fôlego