Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 18 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Fogo atinge Parque de Ilha Grande na divisa de PR e MS

14 Ago 2007 - 14h58
 

Dois focos de incêndio, nos dois últimos dias, atingem o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná e Mato Grosso do Sul e que abrange o arquipélago com mais de 300 ilhas às margens do rio Paraná. O fogo queimou mais de cinco mil hectares de áreas de pastagens e vegetação rasteira, cerca de sete por cento da área de 78.875 hectares, na divisa dos municípios de Altônia (PR) e Eldorado (MS).

O último foco de incêndio foi controlado na madrugada de hoje, segundo a analista ambiental e chefe do Parque Nacional, Gabriela Leonhardt. “As equipes ainda estão no local fazendo o levantamento. Amanhã devemos saber com precisão a extensão da área que foi queimada”, declarou, informando que o incêndio atingiu uma vegetação de várzea de 1,5 metro a 2 metros.

Há forte suspeita de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana e de forma proposital. "Foram dois focos de incêndio, bem próximos. Isso é típico de uma ação humana, não é uma ocorrência natural. Vamos informar a Polícia Federal sobre o incêndio que fará a investigação", explicou Gabriela Leonhardt.

O último incêndio que atingiu o Parque Nacional de Ilha Grande aconteceu no dia 30 de junho e, na ocasião, o fogo queimou aproximadamente cinco mil hectares, levando dois dias para ser controlado. Apesar de ainda não ter a extensão do incêndio de segunda-feira na mesma região, de acordo com o sargento da Defesa Civil e coordenador do Bombeiro Comunitário de Altônia, Gerson Amarildo de Oliveira, o fogo não atingiu uma área muito grande.

O primeiro foco de incêndio aconteceu por volta das 15h de segunda-feira e foi controlado por volta de 18h30. À noite, por volta das 22h, começou outro foco de incêndio. Oito soldados da Defesa Civil trabalharam no local e o fogo foi controlado às 3h de hoje. Há duas semanas não chove na região de Altônia.

Foi o sétimo incêndio registrado no Parque Nacional de Ilha Grande em 2007, enquanto no ano passado foram 15 ocorrências. Há duas semanas não chove na região. O arquipélago atinge 100 quilômetros entre Guairá(PR)/Mundo Novo (MS) e a foz do rio Amambaí, na divisa Naviraí (MS)/Icaraíma (PR).

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto