Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fla bate Botafogo, mantém tabu de 10 anos e fica perto do G-4

15 Jul 2010 - 07h00Por Terra

Com um gol do atacante Paulo Sérgio no segundo tempo, o Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória manteve um tabu de dez anos sobre o rival, cuja última vitória sobre o time da Gávea em Campeonatos Brasileiros foi no dia 7 de outubro de 2000, por 3 a 1.

Com o resultado, o time rubro-negro chegou a 12 pontos ganhos e encostou na zona de classificação para a Copa Libertadores. Já o Botafogo estacionou nos nove pontos e ocupa a zona intermediária da tabela.

O Flamengo começou a partida um pouco melhor e assustou logo aos 3min. Vinícius Pacheco, que atuou no ataque ao lado do garoto Diego Maurício, invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado, mas Jefferson fez tranquila defesa. O Botafogo respondeu aos 8min: Lúcio Flávio bateu falta e Marcelo Lomba - substituto do ex-capitão Bruno, preso por envolvimento no sequestro da ex-amante - se esticou para fazer ótima defesa.

Com o gramado castigado pela chuva, os times criavam pouco. Com 17min, novamente Lúcio Flávio arriscou de longe, mas mandou à direita da meta. Três minutos depois, foi a vez de Jefferson brilhar. Vinícius Pacheco bateu de fora da área e obrigou o camisa 1 alvinegro a espalmar para escanteio.

A equipe rubro-negra tinha mais volume de jogo, mas criava poucas chances e não tinha um finalizador no ataque. Aos 26min, o Botafogo chegou com Alessandro, que driblou a marcação dentro da área e chutou por cima do gol. Com 34min, Petkovic quase abriu o placar. O veterano sérvio recebeu cruzamento da direita e emendou de primeira, com muito perigo, para fora.

A melhor chance da primeira etapa caiu nos pés do jovem Caio, aos 44min. Após contra-ataque rápido puxado por Marcelo Cordeiro, que arrancou pela esquerda, o atacante recebeu cara a cara com Marcelo Lomba, mas o chute cruzado foi para fora. Antes do intervalo, a torcida botafoguense já pedia a entrada de Jobson, que estava no banco de reservas.

Joel Santana adiantou o time na segunda etapa com a entrada de Edno no lugar do volante Sandro Silva, mas foi o Flamengo quem ameaçou primeiro. Aos 6min, Diego Maurício fez boa jogada pela esquerda, entrou na área e chutou para outra boa defesa de Jefferson. Três minutos depois, Herrera girou sobre a marcação na intermediária e bateu forte, mas Marcelo Lomba espalmou.

Atuando com o número 10 às costas, Petkovic fez boa jogada aos 18min, mas demorou para chutar e ficou sem ângulo na área. Mesmo assim, conseguiu o arremate rasteiro, para fora. Pouco depois, o pedido dos torcedores do Botafogo no Maracanã foi atendido: Jobson entrou em campo para a saída de Caio. Em seu primeiro lance, o atacante aplicou belo drible, invadiu a área e caiu em dividida com a zaga, mas o árbitro mandou o lance seguir.

Apesar da empolgação que a entrada de Jobson causou no time alvinegro, o Flamengo fez o gol da vitória pouco depois. Com 23min, Petkovic deu passe primoroso para Vinícius Pacheco na área e o camisa 22 tocou para o meio, onde Paulo Sérgio, que havia substituído Diego Maurício, só precisou dominar e tocar para o gol vazio.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 1 x 0 Botafogo

Gol
Flamengo: Paulo Sérgio, aos 23min do 2º tempo

Personagem do jogo
Petkovic, que voltou a usar a 10 e comandou o meio de campo do Flamengo com passes inteligentes

Ponto Forte do Flamengo
Marcelo Lomba mostrou segurança no primeiro jogo sem Bruno e foi bem quando exigido

Ponto Forte do Botafogo
Boa movimentação de Herrera, que mostrou raça e complicou a vida da defesa rubro-negra

Ponto Fraco do Flamengo
Em seu primeiro jogo como capitão, Léo Moura sofreu com a velocidade de Marcelo Cordeiro

Ponto Fraco do Botafogo
Atuação inoperante de Lúcio Flávio na armação; jogador saiu vaiado de campo

Lance bizarro
Fahel tentou recuar de cabeça para o goleiro Jefferson aos 41min do primeiro tempo, mas mandou pela linha de fundo e cedeu escanteio

Esquema Tático do Flamengo
4-4-2
Marcelo Lomba; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Rômulo, Kléberson e Petkovic (Fabrício); Vinícius Pacheco (Camacho) e Diego Maurício (Paulo Sérgio). Técnico: Rogério Lourenço

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lúcio Flávio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio (Jobson). Técnico: Joel Santana

Cartões amarelos
Flamengo: Kléberson e Paulo Sérgio
Botafogo: Fábio Ferreira e Antônio Carlos

Árbitro
Péricles Bassols Cortez (RJ)

Local
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis