Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fisiologista do São Paulo: "Volta de Vampeta é uma piada"

20 Jun 2007 - 09h43
O fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, que cuida dos atletas do São Paulo, disse ontem à noite que o retorno do volante Vampeta ao futebol "é uma piada". Segundo Turíbio, o baiano de Nazaré das Farinhas, que está com 33 anos, só volta a jogar pelo Corinthians por uma jogada de marketing. "Ele que me desculpe, mas é um ex-atleta. Vale mais porque é um personagem do futebol que vai atrair torcedores ao estádio", afirmou durante o programa Propaganda Futebol Clube, no canal BandSports.

O retorno do "velho Vamp" não é o único considerado uma jogada promocional por parte de Turíbio. Ele também dispara contra a contratação de Marcelinho Carioca, de 36 anos, pelo Santo André. "Não é mais possível Marcelinho repetir a condição de atleta que já teve. A faixa etária dele não é mais compatível com a exigência do futebol atual", disse o fisiologista.

Turíbio revelou que o maior problema enfrentado por Vampeta e Marcelinho Carioca é o de correr em campo as distâncias que são exigidas para um volante e um meia. "Eles teriam que correr cerca de 12 a 14 km por partida", calcula. Para se ter uma idéia, Turíbio e sua equipe da Universidade Federal de São Paulo - onde comanda o departamento de fisiologia - acompanharam o atacante Romário 5 anos atrás, numa partida entre Fluminense e São Paulo, no estádio do Morumbi. O resultado mostrou que o Baixinho, por se limitar a ficar na área adversária, corre bem abaixo dessa distância. "Romário percorreu apenas 3 km naquela partida. A distância mais longa que ele correu foi quando ele deixou o meio de campo e foi empurrar o zagueiro Andrei, também do Fluminense, na área do seu time", contou Turíbio.

LUIZÃO PODE VOLTAR
Em compensação, Turíbio acha que o atacante Luizão - hoje fazendo trabalho de recuperação e condicionamento físico no Refiss, do São Paulo - está "próximo da condição adequada de peso e preparo físico" para retornar ao futebol. O jogador já perdeu 6 kg desde que apareceu no CT da Barra Funda pedindo para ganhar condicionamento físico outra vez. "Falta a ele ritmo de jogo porque está parado há meses, mas ele tem condições de voltar a jogar", afirmou Turíbio.

Turíbio Leite de Barros Neto, que está no São Paulo há quase 20 anos, é membro do American College Of Sports Medicine e professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia, atuando principalmente em atividade física, futebol, exercício, consumo de oxigênio e aptidão física.

 

 


 
Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro