Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 23 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CONTAINER
Brasil

Financiamento estudantil terá 213 mil vagas em 2005

12 Jul 2004 - 14h01
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) vai abrir 50 mil novas vagas para 2005. Ao todo serão R$ 98 milhões em investimentos feitos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Caixa Econômica Federal. As instituições de ensino superior que desejarem participar desse processo terão de 26 de julho a 6 de agosto para formalizar sua adesão. Na segunda etapa, os candidatos ao financiamento poderão fazer suas inscrições entre 16 de agosto e 10 de setembro.
As inscrições serão realizadas pela internet, nos endereços do MEC (www.mec.gov.br) ou da Caixa (www.caixa.gov.br). O estudante que quiser se inscrever deverá possuir CPF próprio, não sendo permitida a apresentação do CPF do responsável legal (pai ou mãe). Além disso, o aluno deverá estar regularmente matriculado em curso credenciado no Fies. Será obrigatória a apresentação da Declaração de Isenção de Imposto de Renda Pessoa Física, para os candidatos e membros do grupo familiar que já são obrigados a fazê-la pelas normas da Secretaria da Receita Federal.
A novidade do próximo processo seletivo será o critério de seleção com o acréscimo de 20% no Índice de Classificação (IC) para candidatos de raça/cor negra, a exemplo daquele já concedido aos candidatos vindos de escolas públicas e àqueles que são professores do ensino básico. O candidato negro nascido antes de 1975 deverá apresentar sua certidão de nascimento onde constava o item que determinava a cor dos bebês, os nascidos depois dessa data poderão apresentar a certidão de nascimento dos pais.
O Fies mantém, hoje, cerca de 163 mil estudantes em 1.332 instituições privadas de ensino superior. Apenas para manter esses estudantes já contratados, o programa desembolsará, durante o ano de 2004, cerca de R$ 655 milhões. A receita do Fies é composta de recursos das loterias administradas pela Caixa Econômica Federal, do Orçamento Geral da União e pelo pagamento dos financiamentos já concedidos.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'