Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fila dos transplantes dobra nos últimos 5 anos em MS

26 Nov 2004 - 15h50
O número de transplantes de órgãos em Mato Grosso do Sul tem apresentado redução, comparado ao ano passado, enquanto a fila de pessoas à espera de um órgão vem aumentando. Em cinco anos, o número de pacientes aguardando por um rim, por exemplo, passou de 150 para 308.
Segundo a Central de Transplantes, até 25 de novembro, foram 29 operações de rim no Estado, nem a metade dos 61 procedimentos feitos nos 12 meses do ano passado. Uma diminuição de 52%.
O dado é preocupante, uma vez que em 2003 o Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado do País em transplantes de rim. A queda neste ano é estendida também ao transplante de coração, por exemplo, que não teve qualquer cirurgia neste ano. Em 2003, houve um.
De córnea houve um aumento; foram feitos 147 transplantes neste ano, contra 118 no ano passado. Em 2002, foram apenas 56.
Segundo a coordenadora estadual da Central de Transplantes, Claire Miozzo, os números ainda não estão fechados, mas já é possível observar algumas reduções. Se por um lado, os transplantes de córneas já aumentaram, houve redução dos casos de rim. Neste caso, para a coordenadora, se deve ao baixo número de doador cadáver e aos pouco doadores vivos.
Enquanto diminuem-se os transplantes, a fila de pacientes continua. Atualmente, 64 pessoas esperam pela doação de córnea, 17 estão na vaga por coração e 308 aguardam um rim no Estado.
Em novembro do ano passado, eram 270 esperando um transplante de rim. Em outubro de 1.999, quando foi implantada a Central de Transplantes, havia uma fila de 175 esperando por coração, córnea ou rim, sendo 151 para este último. Hoje, são 389 na fila do transplante.
Claire Miozzo explica que a maior dificuldade é em relação aos pacientes renais, que são submetidos à hemodiálise três vezes por semana.
A rotina sofrida é vivida por Márcia Vanderléia Antunes, de 27 anos, há quatro anos. A atendente teve que deixar o emprego e passa parte de sua vida na Santa Casa de Campo Grande.
Casada e mãe de uma menina de 9 anos, Márcia lamenta as mudanças na sua vida: “Não podemos nem viajar mais”. Ela descobriu a doença quando começou a sofrer inchaço e ter a pressão alta.
A jovem já fez os exames de compatibilidade com diversos familiares, que se dispuseram a doar o rim, mas não foi bem sucedida. O mesmo acontece com Zeferina Rodrigues Ribeiro, de 39 anos. Para ela, a hemodiálise tem sido bastante dolorida e já lhe causou necrose no braço. “De tanto amarrar, o braço foi necrosando”, lamenta a paciente, que também está na fila há quatro anos.
 
 
 
 
Campo Grande News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos