Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 17 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Fifa descarta punição a Dunga por ofensas a jornalista

22 Jun 2010 - 08h24Por G1


A Fifa descartou uma punição ao técnico brasileiro Dunga depois da polêmica entrevista realizada após a vitória sobre a Costa do Marfim, no domingo, quando xingou um dos jornalistas presentes. Nesta terça-feira, no encontro diário com a imprensa com a presença de membros do Comitê Organizador Local, a entidade afirmou que não encontrou indícios para punir o treinador da Seleção.

Dunga corria o risco de ser enquadrado no artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa, que indica que "qualquer pessoa que se dirija a alguém de forma ofensiva por gestos ou linguagem, violando a boa conduta, corre o risco de sofrer sanções".

"O Comitê não achou base para abrir uma investigação sobre o treinador brasileiro", disse o porta-voz da Fifa, Pekka Odriozola, nesta terça, em Johannesburgo, na África do Sul.

O episódio se deu com o jornalista da Rede Globo, Alex Escobar. Dunga interrompeu uma resposta, em que falava sobre um pedido da imprensa para tirar Luís Fabiano do time após a estreia diante da Coreia do Norte, ao ver que o profissional balançava a cabeça enquanto falava no celular.

O técnico, então, interpelou diretamente Escobar, perguntando se havia "algum problema" com ele. Depois, pronunciou alguns xingamentos que vazaram no áudio da sala de imprensa.

No ano passado, em um caso semelhante, o argentino Diego Maradona recebeu uma punição e uma multa da entidade depois de ofender jornalistas em entrevista coletiva.

Em outubro de 2009, depois da vitória sobre o Uruguai que classificou a Argentina para a Copa do Mundo, na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, Maradona ofendeu os profissionais da imprensa presentes na entrevista coletiva, mandando que "chupassem e continuassem a chupar".

A Fifa considerou as palavras grosseiras e puniu o técnico, suspendendo-o por dois meses de qualquer atividade ligada ao futebol, além de aplicar uma multa de 25 mil francos suíços (R$ 36,6 mil). Por causa da punição, Maradona não pôde acompanhar o sorteio dos grupos do Mundial da África do Sul, em dezembro de 2009.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto
IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo