Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Fidel alerta universitários cubanos sobre risco de uma guerra nuclear

3 Set 2010 - 14h12Por Conjuntura Online

Vestindo o tradicional uniforme militar verde-oliva e aparentando disposição, o ex-presidente de Cuba Fidel Castro, de 84 anos, afirmou hoje (3) aos estudantes da Universidade de Havana que é necessário manter o alerta sobre a ameaça de uma guerra nuclear no mundo. Segundo ele, a humanidade precisa ser salva dos riscos oferecidos pelas armas nucleares. A aula de Fidel aos estudantes ocorreu nas escadarias da universidade.

"É bem conhecido e eu não tenho alternativa a não ser recordar que não estamos mais vivendo a época das cavalarias”, disse Fidel, referindo-se ao poder destrutivo das armas modernas de guerra."A paz com a paz se paga”, afirmou. “Se queres a paz, prepare-se para mudar sua consciência [o modo de pensar].”

Fidel afirmou que os países que mantêm arsenais nucleares devem renunciar a essas armas em benefício da humanidade. De acordo com ele, há duas tarefas que devem ser desempenhadas de forma imediata para alcançar a paz no mundo. A primeira é discutir medidas para evitar o agravamento dos efeitos causados pelas alterações climáticas. O segunda medida é eliminar as armas nucleares.

As informações são do jornal oficial cubano, o Granma, e da Rádio Cuba Internacional, que é uma das estatais do país. No discurso, o líder revolucionário disse que a alternativa para preservar a humanidade está na distribuição justa da riqueza material e espiritual no mundo.

Em seu discurso, Fidel lembrou que os Estados Unidos foram os primeiros a usar armas nucleares para o ataque, quando bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, no final da 2ª Guerra Mundial. Segundo ele, os armamentos em disposição hoje no mundo têm um poder de destruição 440 mil vezes maior do que os que destruíram Hiroshima e Nagasaki.

O tema da ameaça de uma guerra nuclear tem sido constante nos discursos de Fidel. Recentemente, ele convocou uma sessão extraordinária na Assembleia Nacional de Cuba para fazer um discurso semelhante. Na ocasião, ele disse que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, era o único capaz de evitar o uso desse tipo de armamento em um conflito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Aranha descobre marca de pata de gato de Gabriel, tira foto e conta aos guardiã
SUSTO
Celular pega fogo no bolso da calça e deixa homem com queimaduras na perna e mãos
PROCURADO
Com prisão decretada desde setembro, Dado Dolabella é considerado foragido da Justiça
DICAS DE MARKETING
5 dicas de marketing para um negócio de dropshipping
CRIME HEDIONDO
Câmera flagra ataque de suspeito de estuprar garota de 14 anos em SP; vídeo
TERROR
Ataque dentro da Catedral deixa ao menos cinco mortos em Campinas
REVIDE
Passageiro atropelado por motorista de aplicativo após vomitar em carro está em coma
A SERVIÇO DE DEUS
Angela Bismarchi festeja diploma para ser pastora: ‘Eu era pecadora e não sabia’
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz dá caixa com terra de cova de Gabriel para Valentina
INTOCÁVEL
PF pediu prisão domiciliar de Aécio, Cristiane Brasil e Paulinho da Força, mas PGR e STF não concede