Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

FHC diz que Brasil precisa recuperar a decência

11 Jun 2007 - 14h40
 

Ao participar nesta tarde de segunda-feira (dia 11) do seminário sobre meio-ambiente que o PSDB realiza no Rio de Janeiro, sob a coordenação da senadora Marisa Serrano (MS), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que "o Estado brasileiro é permeado por corrupção, compadrismo, leniência e desrespeito".

Presidente de honra do PSDB, o ex-presidente conclamou em seu discurso a população brasileira a "não aceitar a leniência permanente diante da corrupção".

De acordo com ele "ou recuperamos a decência, ou não há o que fazer". Isso vale também para a questão ambiental, acrescentou Fernando Henrique. Ele considera necessário que haja punição para se evitar crimes como os ambientais, entre outros.

Após o discurso, o ex-presidente deu entrevista, mas não respondeu perguntas sobre corrupção, limitando-se a falar sobre meio ambiente . Ele considerou "preocupantes" as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Europa que se aliou à China, Índia, México e África do Sul, defendendo que não haja cotas para emissão de crédito de carbono por parte dos países em desenvolvimento.

"Podemos e devemos, por nossa conta, impor limites à tragédia que está ocorrendo", disse Fernando Henrique. De acordo com o ex-presidente, o que causa essas emissões no Brasil são as queimadas e a redução delas não atrasaria o desenvolvimento brasileiro. "Queremos desenvolvimento, mas sadio. É queimada zero", disse.

FHC defendeu que a questão ambiental seja uma das cinco bandeiras do PSDB. "Este tema é nosso. Não é exclusivo, mas é nosso", reiterou o ex-presidente no discurso para uma platéia que inclui convidados do Partido Verde e de organizações não-governamentais, como o Greenpeace.

Fernando Henrique afirmou também que há uma burocracia no Itamaraty que entende que assumir metas de redução de emissões poluentes seria fazer o jogo dos países desenvolvidos. Ele perguntou se o presidente Lula viu o filme 'Uma verdade inconveniente', com o ex-vice presidente norte-americano, Al Gore. "Se viu, ele está assustado também", afirmou.

O ex-presidente está preocupado também com os efeitos do etanol sobre o meio ambiente. Ele defende o zoneamento agrícola para o setor.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis