Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Festa do Laço começa hoje no distrito de Culturama

16 Mar 2007 - 07h31

O distrito de Culturama estará vivendo dias de muita emoção com a realização da Festa do Laço Comprido neste final de semana. A festa já é uma tradição na região e reúne dezenas de cavaleiros altamente qualificados propiciando ao público uma grandiosa festa.

 

O Clube de Laço de Culturama estará oferecendo três mil reais em premiação. As inscrições poderão ser feitas até momentos antes do início das provas. As competições terão inicio na sexta (16), prosseguindo sábado (18) e no domingo (17).

 

No sábado (18), após a gravação do 1º DVD a dupla de violeiros de Camapuã, revelação de Mato Grosso do Sul, Luiz Goiano e Girsel de Viola, juntamente com o Grupo Voz Pantaneira realizaram o bailão acaba bota, no clube em anexo a Pista de Laço.

 

 

 

O QUE É O LAÇO COMPRIDO

O termo laço comprido nasceu para diferenciar do laço curto do cowboy americano, esporte também praticado no Brasil. O comprido é o laço, propriamente dito, pois o que os americanos usam e também chamam de laço é, materialmente, uma corda de nylon. O laço campeiro varia em comprimento, normalmente de 11 a 14 “braças” (20 a 25 metros), formado de quatro partes: argola, afogador (ilhapa), seio ou corpo do laço e a presilha. Também variam as tranças, podendo ser quatro, seis ou oito tentos (tiras de couro compridas, lonqueadas e desquinadas).


Os torneios possuem regras estabelecidas, baseadas, o mais próximo possível, no que realmente acontecia das fazendas. Entre elas, a mais importante, ou seja, a rês deve ser laçada somente pelos “chifres” (guampas), em uma distância máxima de cem metros. A prova ocorre em uma pista apropriada, com brete de largada e o ‘tira-laço’ (brete final), onde os juízes confirmam ou não a laçada. Para isto, o juiz de pista carrega duas bandeiras consigo: a de cor branca é armada negativa e a vermelha levantada, significa laçada positiva.


Em um torneio são disputadas cerca de 40 taças, nas categorias de: peão mirim, bandeira, adulto, amazonas, patrão, entre outros. Cada equipe é formada por cinco laçadores, com o ‘capitão’ iniciando as laçadas e o ‘fecha rosca’ (último laçador) encerrando a equipe. Entre as equipes, são destaques nos encontros a disputa de Campeão Individual e a final das Taças de Bronze, Prata e Ouro.

 

Outro destaque dos torneios são os “Bailes Carapés”. “Carapé”, vem da língua guarany e quer dizer “pequeno”, que acontece durante o dia. Colaboração de Cláudio Xavier.

 




 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade