Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Fernanda Ferreira comenta sobre o turismo em Fátima do Sul

2 Mai 2007 - 11h13

TURISMO EM FÁTIMA DO SUL TAMBÉM É PROBLEMA MEU

 

* Fernanda Ferreira

 

      Este é um segundo artigo sobre o mesmo assunto: impactos socioculturais da atividade turística, onde o primeiro, já retratava a preocupação sobre o papel e cuidados com a população local, mas volto novamente ao tema porque vejo a grande importância da população no trabalho dos planejadores da atividade turística.

      O turismo é uma atividade que vem se destacando nas sociedades capitalistas, no entanto, alguns esclarecimentos devem ser feitos sobre o desenvolvimento do turismo, seja ele de eventos, como vem acontecendo em Fátima do Sul, como o Fátima Folia e o Fátima Fest, seja o turismo cultural, o ecológico ou o comercial.

A atividade turística tem grande capacidade de gerar emprego, pois envolve setores como os de transporte, comunicação e hospedagem, empregando de forma direta e indireta, contribuindo para a melhoria da infra-estrutura da localidade.

Contudo, a atividade só terá sucesso e longa vida por meio de um correto planejamento. Deve-se avaliar se o local é apto ao desenvolvimento da atividade turística, prevendo os impactos positivos e negativos para o município. É necessário o envolvimento do poder público, do setor privado e principalmente da população local, pois será ela quem mais sentirá as transformações e sofrerá os efeitos do desenvolvimento do Turismo.

Fátima do Sul deve, acima de tudo, estar por dentro dos beneficio que o Turismo pode trazer e quanto isso vai custar à população. Desenvolvo um Trabalho de final de Curso – TCC, orientado pela Profª Drª Rosa Maria Asmus, no qual pretendo medir o grau de conhecimento da população de Fátima do Sul sobre o Turismo. Será que a população está suficientemente preparada para a implantação da atividade turística, sem que fique ofuscada, somente, com seu brilho?

Com isso dou minha parcela de contribuição, como futura profissional do Turismo, através de pesquisas feitas no município e com minha experiência adquirida durante a academia, mas acima de tudo como uma cidadã fatimassulense que está aprendendo sobre seu papel.

           O poder público, como o agente interessado no desenvolvimento do turismo para a diversificação da economia, é o principal responsável pela construção do Parque Aquático e Ambiental em Fátima do Sul (em andamento).A pesquisa do TCC, intitulada “Os residentes e a chegada do turismo em Fátima do Sul/MS”, poderá contribuir diretamente no planejamento turístico, que medirá também a importância do Turismo para a população e para o município.

           A população deve estar preparada para as melhorias e mudanças que virão, mas, primeiro ela deve saber quais serão estas melhorias e mudanças. Pesquisadores como a geógrafa Valéria da Silva e outros que já foram estagiários da prefeitura municipal de Fátima do Sul, os turismólogos Priscila Shimada e Hugo Duarte, e os atuais estagiários, como Cléverson e eu, contribuíram com parte das informações sobre o turismo local, que estão sendo organizadas no conjunto da pesquisa do TCC.

            No entanto esta é apenas uma parcela do que deve ser feito no município e não é somente com a população que os órgãos interessados devem se preocupar, mas também com o meio ambiente natural, no qual o turismólogo deve grande atenção, pois é nele que encontramos os mais belos atrativos do mundo. Aqui temos como exemplo o Rio Dourados, que está recebendo impactos diretos com a construção em andamento do Parque Aquático e Ambiental, pois o Turismo é uma cadeia que envolve muito mais do que a economia e deve ser planejado com cuidado para que esta cadeia não se quebre.

           As informações aqui mencionadas só ressaltam ainda mais o papel de profissionais no desenvolvimento do Turismo, principalmente do turismólogos que têm uma visão ampla do planejamento turístico, e isso só será realmente relevado quando a população, órgão público e empresas privadas todos assumirem que: - “Turismo em Fátima do Sul também é problema meu”.

 

                  

                   Fernanda Ferreira do Nascimento,

                   Estagiaria da SEMECT-Fátima do Sul e

          Acadêmica do 4º ano de Turismo-UEMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas
VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
Fátima News
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Fátima do Sul/MS
(67) 99638-6610 rogerio@fatimanews.com.br
© Fátima News. Todos os Direitos Reservados.