Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fernanda Ferreira comenta sobre o turismo em Fátima do Sul

2 Mai 2007 - 11h13

TURISMO EM FÁTIMA DO SUL TAMBÉM É PROBLEMA MEU

 

* Fernanda Ferreira

 

      Este é um segundo artigo sobre o mesmo assunto: impactos socioculturais da atividade turística, onde o primeiro, já retratava a preocupação sobre o papel e cuidados com a população local, mas volto novamente ao tema porque vejo a grande importância da população no trabalho dos planejadores da atividade turística.

      O turismo é uma atividade que vem se destacando nas sociedades capitalistas, no entanto, alguns esclarecimentos devem ser feitos sobre o desenvolvimento do turismo, seja ele de eventos, como vem acontecendo em Fátima do Sul, como o Fátima Folia e o Fátima Fest, seja o turismo cultural, o ecológico ou o comercial.

A atividade turística tem grande capacidade de gerar emprego, pois envolve setores como os de transporte, comunicação e hospedagem, empregando de forma direta e indireta, contribuindo para a melhoria da infra-estrutura da localidade.

Contudo, a atividade só terá sucesso e longa vida por meio de um correto planejamento. Deve-se avaliar se o local é apto ao desenvolvimento da atividade turística, prevendo os impactos positivos e negativos para o município. É necessário o envolvimento do poder público, do setor privado e principalmente da população local, pois será ela quem mais sentirá as transformações e sofrerá os efeitos do desenvolvimento do Turismo.

Fátima do Sul deve, acima de tudo, estar por dentro dos beneficio que o Turismo pode trazer e quanto isso vai custar à população. Desenvolvo um Trabalho de final de Curso – TCC, orientado pela Profª Drª Rosa Maria Asmus, no qual pretendo medir o grau de conhecimento da população de Fátima do Sul sobre o Turismo. Será que a população está suficientemente preparada para a implantação da atividade turística, sem que fique ofuscada, somente, com seu brilho?

Com isso dou minha parcela de contribuição, como futura profissional do Turismo, através de pesquisas feitas no município e com minha experiência adquirida durante a academia, mas acima de tudo como uma cidadã fatimassulense que está aprendendo sobre seu papel.

           O poder público, como o agente interessado no desenvolvimento do turismo para a diversificação da economia, é o principal responsável pela construção do Parque Aquático e Ambiental em Fátima do Sul (em andamento).A pesquisa do TCC, intitulada “Os residentes e a chegada do turismo em Fátima do Sul/MS”, poderá contribuir diretamente no planejamento turístico, que medirá também a importância do Turismo para a população e para o município.

           A população deve estar preparada para as melhorias e mudanças que virão, mas, primeiro ela deve saber quais serão estas melhorias e mudanças. Pesquisadores como a geógrafa Valéria da Silva e outros que já foram estagiários da prefeitura municipal de Fátima do Sul, os turismólogos Priscila Shimada e Hugo Duarte, e os atuais estagiários, como Cléverson e eu, contribuíram com parte das informações sobre o turismo local, que estão sendo organizadas no conjunto da pesquisa do TCC.

            No entanto esta é apenas uma parcela do que deve ser feito no município e não é somente com a população que os órgãos interessados devem se preocupar, mas também com o meio ambiente natural, no qual o turismólogo deve grande atenção, pois é nele que encontramos os mais belos atrativos do mundo. Aqui temos como exemplo o Rio Dourados, que está recebendo impactos diretos com a construção em andamento do Parque Aquático e Ambiental, pois o Turismo é uma cadeia que envolve muito mais do que a economia e deve ser planejado com cuidado para que esta cadeia não se quebre.

           As informações aqui mencionadas só ressaltam ainda mais o papel de profissionais no desenvolvimento do Turismo, principalmente do turismólogos que têm uma visão ampla do planejamento turístico, e isso só será realmente relevado quando a população, órgão público e empresas privadas todos assumirem que: - “Turismo em Fátima do Sul também é problema meu”.

 

                  

                   Fernanda Ferreira do Nascimento,

                   Estagiaria da SEMECT-Fátima do Sul e

          Acadêmica do 4º ano de Turismo-UEMS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente