Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 15 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Fernanda Ferreira comenta sobre o turismo em Fátima do Sul

2 Mai 2007 - 11h13

TURISMO EM FÁTIMA DO SUL TAMBÉM É PROBLEMA MEU

 

* Fernanda Ferreira

 

      Este é um segundo artigo sobre o mesmo assunto: impactos socioculturais da atividade turística, onde o primeiro, já retratava a preocupação sobre o papel e cuidados com a população local, mas volto novamente ao tema porque vejo a grande importância da população no trabalho dos planejadores da atividade turística.

      O turismo é uma atividade que vem se destacando nas sociedades capitalistas, no entanto, alguns esclarecimentos devem ser feitos sobre o desenvolvimento do turismo, seja ele de eventos, como vem acontecendo em Fátima do Sul, como o Fátima Folia e o Fátima Fest, seja o turismo cultural, o ecológico ou o comercial.

A atividade turística tem grande capacidade de gerar emprego, pois envolve setores como os de transporte, comunicação e hospedagem, empregando de forma direta e indireta, contribuindo para a melhoria da infra-estrutura da localidade.

Contudo, a atividade só terá sucesso e longa vida por meio de um correto planejamento. Deve-se avaliar se o local é apto ao desenvolvimento da atividade turística, prevendo os impactos positivos e negativos para o município. É necessário o envolvimento do poder público, do setor privado e principalmente da população local, pois será ela quem mais sentirá as transformações e sofrerá os efeitos do desenvolvimento do Turismo.

Fátima do Sul deve, acima de tudo, estar por dentro dos beneficio que o Turismo pode trazer e quanto isso vai custar à população. Desenvolvo um Trabalho de final de Curso – TCC, orientado pela Profª Drª Rosa Maria Asmus, no qual pretendo medir o grau de conhecimento da população de Fátima do Sul sobre o Turismo. Será que a população está suficientemente preparada para a implantação da atividade turística, sem que fique ofuscada, somente, com seu brilho?

Com isso dou minha parcela de contribuição, como futura profissional do Turismo, através de pesquisas feitas no município e com minha experiência adquirida durante a academia, mas acima de tudo como uma cidadã fatimassulense que está aprendendo sobre seu papel.

           O poder público, como o agente interessado no desenvolvimento do turismo para a diversificação da economia, é o principal responsável pela construção do Parque Aquático e Ambiental em Fátima do Sul (em andamento).A pesquisa do TCC, intitulada “Os residentes e a chegada do turismo em Fátima do Sul/MS”, poderá contribuir diretamente no planejamento turístico, que medirá também a importância do Turismo para a população e para o município.

           A população deve estar preparada para as melhorias e mudanças que virão, mas, primeiro ela deve saber quais serão estas melhorias e mudanças. Pesquisadores como a geógrafa Valéria da Silva e outros que já foram estagiários da prefeitura municipal de Fátima do Sul, os turismólogos Priscila Shimada e Hugo Duarte, e os atuais estagiários, como Cléverson e eu, contribuíram com parte das informações sobre o turismo local, que estão sendo organizadas no conjunto da pesquisa do TCC.

            No entanto esta é apenas uma parcela do que deve ser feito no município e não é somente com a população que os órgãos interessados devem se preocupar, mas também com o meio ambiente natural, no qual o turismólogo deve grande atenção, pois é nele que encontramos os mais belos atrativos do mundo. Aqui temos como exemplo o Rio Dourados, que está recebendo impactos diretos com a construção em andamento do Parque Aquático e Ambiental, pois o Turismo é uma cadeia que envolve muito mais do que a economia e deve ser planejado com cuidado para que esta cadeia não se quebre.

           As informações aqui mencionadas só ressaltam ainda mais o papel de profissionais no desenvolvimento do Turismo, principalmente do turismólogos que têm uma visão ampla do planejamento turístico, e isso só será realmente relevado quando a população, órgão público e empresas privadas todos assumirem que: - “Turismo em Fátima do Sul também é problema meu”.

 

                  

                   Fernanda Ferreira do Nascimento,

                   Estagiaria da SEMECT-Fátima do Sul e

          Acadêmica do 4º ano de Turismo-UEMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz passa mal ao abraçar e beijar a mãe pela primeira vez
Fátima News
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Fátima do Sul/MS
(67) 99638-6610 rogerio@fatimanews.com.br
© Fátima News. Todos os Direitos Reservados.