Menu
SADER_FULL
segunda, 21 de maio de 2018
RIO_DOURADOS
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Feijão pesa 14% a mais no bolso

9 Jul 2010 - 10h12Por Agrolink

A comparação é referente à média de preços nas cinco regiões do País e foi realizada pela empresa de pesquisa de mercado GFK Custom Research Brasil.

Entre as regiões, o Centro-Oeste registrou o maior crescimento no valor do feijão: 25%, seguido de longe pelo Sul (9,45%), Nordeste (8,41%), Sudeste (7,2%) e Norte (4,30%).

De acordo com o levantamento da GFK, Goiânia registrou o maior aumento, de 30,63%; enquanto Vitória (-0,19%) e João Pessoa (-7,07%) foram as únicas cidades pesquisadas a registrarem queda no preço do feijão entre maio e abril.

O levantamento também aponta que o acumulado do ano alcançou 38,9% e credita a alta dos preços à redução da área de plantio e a pequena quantidade de grão em estoque.

Menos caro

Depois de cinco meses seguidos de alta elevada, o preço do leite longa vida registrou uma queda de três pontos percentuais entre maio e abril deste ano.

Em Fortaleza, a baixa foi a menor entre todas as cidades pesquisadas e representou apenas 1% do preço que vinha sendo cobrado no mês anterior.

Os principais responsáveis pelo impulso na queda, segundo a pesquisa, foram as regiões Sul (-8,7%), Norte (-2,9%) e Centro-Oeste, (0,5%). As regiões Nordeste e Sudeste, diferente das outras, mantiveram pequenas altas em relação aos meses anteriores, de 0,9% e 0,7%, respectivamente.

Entre as cidades, Santa Catarina (-13,38%) e Porto Alegre (-10,8%) registraram as maiores baixas das respectivas regiões em igual situação, enquanto Belo Horizonte (10,3%) e João Pessoa (7,42%) sustentaram as maiores altas das regiões que mantiveram o crescimento do preço do leite.

Na comparação entre os preços do leite longa vida nos primeiros meses de 2010 em relação a 2009, a GFK apontou uma elevação no preço de 25,9%.

De acordo com a avaliação da empresa de pesquisa, a perspectiva a que se propõe o cenário dos produtores de leite do Brasil, principalmente na região Sul, tende para uma queda no preço do leite longa vida nos próximos meses do ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DISCUSSÃO VIRA MORTE
Discussão entre vizinhos por som alto termina em tragédia
LUTO NA MODA
Morre Nara Almeida, modelo e influenciadora digital aos 24 anos nesta 2ª feira
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval se envolve com Laureta, dá golpe e foge com joias roubadas
APOCALIPSE
André (Sidney Sampaio) vasculha a casa de Estela (Lisandra Souto) e faz ameaças a ela e a Talita (La
FÁTIMA DO SUL - PARALISAÇÃO NACIONAL
Caminhoneiros prometem fechar rodovia nesta segunda-feira das 07h às 18h em Fátima do Sul
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre armação de Karola contra ela
EMOCIONANTE
Alunos arrecadam dinheiro para professor cearense que não recebe salário há mais de 2 meses
TRAIÇÃO
Jovem desabafa sobre traição de mãe com marido: "Fui largada para morrer na UTI"
FATALIDADE
Aluno de 12 anos morre após ser atingido por trave de gol
HEROI
‘Perdeu tiozão”: guarda municipal impede assalto a loja e troca tiros com suspeitos