Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Favorita, seleção feminina de vôlei estréia hoje no Pan

14 Jul 2007 - 09h01

Um time tradicional, com glórias no passado, mas que já há algum tempo não consegue se impor diante de rivais de primeira linha. Esse é o Peru, adversário de estréia do Brasil no torneio feminino de vôlei do Pan-Americano, às 22h deste sábado, no Maracanãzinho.

Dona de cinco medalhas de prata e três bronzes na história da competição, a seleção peruana era a principal força sul-americana da modalidade até o final da década de 1980, quando foi superada pelas brasileiras, atuais vice-campeãs mundiais e favoritas para ficar com o ouro no Rio de Janeiro.

"A seleção do Peru foi uma equipe que lá atrás incomodou bastante o time do Brasil. Mas a história mudou. O voleibol brasileiro trabalhou muito para reverter a situação e chegar ao nível que está. Mesmo assim, precisamos respeitar todos os adversários. Não podemos entrar na quadra achando que será fácil. Cada jogo terá uma história diferente", afirma a ponteira Sassá.

Se perderam qualidade nos últimos anos, as peruanas, pelo menos, ganharam um fator positivo: a surpresa. Longe das principais competições do planeta, suas atletas são desconhecidas para algumas integrantes da seleção brasileira.

"Não conhecemos o atual time peruano. Temos que lembrar que elas vêm como franco-atiradoras. E essas partidas contra equipes sem responsabilidade são mais perigosas. Não podemos perder o foco e deixar o adversário crescer durante a partida. Jogar no Brasil diante da torcida é especial sempre dá aquele famoso friozinho na barriga", diz a oposto Mari.

O desfalque do técnico José Roberto Guimarães para a partida de hoje será a ponteira Jaqueline, que foi cortada na quinta-feira após ser flagrada no exame antidoping pelo uso da substância sibutramina, que serve para moderar o apetite. Para o seu lugar foi convocada a jovem Regiane, 20.

Das 12 integrantes do elenco brasileiro no Rio, quatro estiveram presente na última conquista do país no vôlei do Pan. As levantadoras Fofão e Carol Albuquerque, a ponteira Érika e a meio-de-rede Waleswska ficaram com a medalha de ouro em Winnipeg-1999.

Quatro anos depois, em Santo Domingo, o país levou aos Jogos uma equipe juvenil, que terminou na quarta colocação. A meio-de-rede Fabiana era uma daquelas jovens jogadoras.

"Espero somente coisas boas para este jogo de estréia. Todas as jogadoras estão ansiosas para a estréia e já estamos no clima dos Jogos Pan-Americanos. O Peru é um time bom, bem estruturado. Sabemos que, se vacilarmos, podemos perder. Por isso, a atenção precisa ser redobrada", conclui.

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho