Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fátima do Sul realiza ações na Semana Mundial da Amamentação

4 Ago 2010 - 06h23Por Luiza Rodrigues / Fátima News

Em comemoração a semana Mundial de Aleitamento Materno 01 a 07 de agosto e pensando na saúde das crianças futuro da nossa cidade, a Prefeita Ilda Salgado Machado através da Secretaria Municipal e, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde,  ofereceu aos profissionais  que atuam nas Unidades de Saúde de Fátima do Sul, uma capacitação  em amamentação, para que as Unidades sejam credenciada  na Rede Amamenta “Como amiga da Criança”.

 

 

A capacitação aconteceu na semana de 26 a 30 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fátima do Sul. A ministrante foi a tutora Estadual da Rede Amamenta, Neide da Cruz, que é também Gerente Estadual da Saúde da Criança.

 

 

A Secretaria de Saúde organizou um cronograma especial para atender a todos, de modo que foram capacitados de segunda a quarta-feira os enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista e fonoaudiólogo, em Manejo Básico para Aleitamento Materno, na quinta-feira foram capacitados os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde Jardim Tatiane e O Pioneiro e, na sexta-feira Centro Educacional e Brasilândia.

 

 

A Secretária de Saúde Priscila Gazola e a Coordenadora de Atenção Básica Alzira Assunção, enfatizam que a Rede Amamenta, é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de processo de trabalho entre a equipe multidisciplinar nas unidades básicas de saúde, com o objetivo  da propiciar a  criança o aleitamento materno.

 

 

A criança que mama exclusivamente nos primeiros 6 meses e mantem o aleitamento materno por dois anos ou mais, a criança terá melhor qualidade de vida e menor risco de adoecer e morrer, ao mesmo tempo em que tem a oportunidade de estreitar o vínculo afetivo com a mãe.

 

 

A mulher amamentando mais tem menos riscos de ter complicações após o parto, câncer de mama e ovários e de desenvolver diabetes, a família economiza e seus laços afetivos são reforçados. Com o aumento das taxas de aleitamento materno há redução de agravos à saúde das crianças e das mulheres. O País terá cidadãos mais saudáveis, evitando gastos com remédios e internações hospitalares.

 

 

Para a Prefeita Ilda, capacitar os profissionais da saúde é a “garantia de que a população, principalmente os bebês terão um atendimento de qualidade e quando se trata de aleitamento materno é a certeza de que serão mais saudáveis e menos sujeitas as doenças típicas da infância”.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda