Menu
SADER_FULL
quarta, 17 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
fátima do sul

Fátima do Sul participa da II COEED MS

49 delegados que participaram da Conferência Intermunicipal

19 Set 2013 - 11h14Por Assessoria

No mês de junho a Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Educação realizou a I Conferência Municipal de Educação, no anfiteatro das Faculdades Integradas de Fátima do Sul.

O evento contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas, dentre elas os profissionais da educação, pais, estudantes universitários e sociedade civil. O encontro foi presidido pelo secretário de Educação, Prof. Enio Gonçalves Vasconcelos.

Na ocasião foram eleitos 49 delegados que participaram da Conferência Intermunicipal realizada nos dias 24 e 25 de junho na cidade de Dourados (Polo), com participação dos municípios de Itaporã, Caarapó, Fátima do Sul, Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Vicentina, Deodápolis e Rio Brilhante.

Fátima do Sul elegeu 10 delegados que participaram da Conferência Estadual, que aconteceu durante os dias 06, 07 e 08 de setembro, em Campo Grande. No encontro foram finalizados os debates do Documento referência constituídos pelos seguintes eixos centrais:

Eixo I- O Plano Nacional de Educação e o sistema de Educação: organização e regulação;

Eixo II- Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;

Eixo III- Educação Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;

Eixo IV- Qualidade da Educação: dwmocratização do acesso, permaência, avaliação, condições de partiicipação e aprendizagem;

Eixo V- Gestão Democrática, Participação Populara e Controle Social;

Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

Eixo VII- Financiamento da Educação: gestão, transpareência e controle social dos recursos.

Tendo por diretriz a temática central, os eixos buscam orientar a formulação de políticas de Estado para a educação nacional, nos diferentes níveis, etapas e modalidades, em consonância com as lutas históricas e debates domocráticos, construídos pela sociedade civil organizada, pelos movimentos sociais e pelo governo, tornando como referência e ponto de partia as deliberações da I Conae/2010, na garantia da educação como bem público e direito social, resultado da participação popular, cooperação federativa e do regime de colaboração.

Para Fátima do Sul é um momento importante, afinal o município conta com representantes delegados eleitos na última Conferência Estadual, do quadro de delegados da educação básica na qual contava com três vagas para gestores estaduais, sendo eleita a supervisora técnica estadual, Josefa Lindaci de Oliveira, do quadro de gestores municipais eram três vagas, eleito gestor municipal, Osvaldo Vieira dos Santos e do quadro de estudantes universitário duas vagas, sendo eleita primeira suplente, Mary Ane de Souza, que irão representar o município de Fátima do Sul pelo Estado na II Conferência Nacional da Educação (CONAE/2014), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília-DF.

Será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Precedida por conferências preparatórias e livres, municipais ou intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação, terá como tema central O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

A II Conae estruturar-se-á de maneira a garantir o aprofundamentoo das discussões de forma democrática e participativa nos colóquios, palestras, mesas de interesse, plenárias de eixos e demais atividades, incluindo a plenaria final, que procederá à aprovação das deliberações da Conferência e consequentemente à adequação do Plano Nacional de Educação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto
IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo