Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 21 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
fátima do sul

Fátima do Sul participa da II COEED MS

49 delegados que participaram da Conferência Intermunicipal

19 Set 2013 - 11h14Por Assessoria

No mês de junho a Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Educação realizou a I Conferência Municipal de Educação, no anfiteatro das Faculdades Integradas de Fátima do Sul.

O evento contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas, dentre elas os profissionais da educação, pais, estudantes universitários e sociedade civil. O encontro foi presidido pelo secretário de Educação, Prof. Enio Gonçalves Vasconcelos.

Na ocasião foram eleitos 49 delegados que participaram da Conferência Intermunicipal realizada nos dias 24 e 25 de junho na cidade de Dourados (Polo), com participação dos municípios de Itaporã, Caarapó, Fátima do Sul, Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Vicentina, Deodápolis e Rio Brilhante.

Fátima do Sul elegeu 10 delegados que participaram da Conferência Estadual, que aconteceu durante os dias 06, 07 e 08 de setembro, em Campo Grande. No encontro foram finalizados os debates do Documento referência constituídos pelos seguintes eixos centrais:

Eixo I- O Plano Nacional de Educação e o sistema de Educação: organização e regulação;

Eixo II- Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;

Eixo III- Educação Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;

Eixo IV- Qualidade da Educação: dwmocratização do acesso, permaência, avaliação, condições de partiicipação e aprendizagem;

Eixo V- Gestão Democrática, Participação Populara e Controle Social;

Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

Eixo VII- Financiamento da Educação: gestão, transpareência e controle social dos recursos.

Tendo por diretriz a temática central, os eixos buscam orientar a formulação de políticas de Estado para a educação nacional, nos diferentes níveis, etapas e modalidades, em consonância com as lutas históricas e debates domocráticos, construídos pela sociedade civil organizada, pelos movimentos sociais e pelo governo, tornando como referência e ponto de partia as deliberações da I Conae/2010, na garantia da educação como bem público e direito social, resultado da participação popular, cooperação federativa e do regime de colaboração.

Para Fátima do Sul é um momento importante, afinal o município conta com representantes delegados eleitos na última Conferência Estadual, do quadro de delegados da educação básica na qual contava com três vagas para gestores estaduais, sendo eleita a supervisora técnica estadual, Josefa Lindaci de Oliveira, do quadro de gestores municipais eram três vagas, eleito gestor municipal, Osvaldo Vieira dos Santos e do quadro de estudantes universitário duas vagas, sendo eleita primeira suplente, Mary Ane de Souza, que irão representar o município de Fátima do Sul pelo Estado na II Conferência Nacional da Educação (CONAE/2014), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília-DF.

Será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Precedida por conferências preparatórias e livres, municipais ou intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação, terá como tema central O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

A II Conae estruturar-se-á de maneira a garantir o aprofundamentoo das discussões de forma democrática e participativa nos colóquios, palestras, mesas de interesse, plenárias de eixos e demais atividades, incluindo a plenaria final, que procederá à aprovação das deliberações da Conferência e consequentemente à adequação do Plano Nacional de Educação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos