Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Fátima do Sul inicia hoje campanha contra o câncer de mama e saúde bucal

26 Out 2010 - 05h34Por Luiza Rodrigues / Fátima News

Com o apoio da Prefeita Ilda Salgado Machado, o Conselho Municipal de Saúde de Fátima do Sul juntamente com a Secretaria de Saúde, estão realizando a Campanha do “Outubro Rosa” em Fátima do Sul, em comemoração ao Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama e ao Dia Nacional de Saúde Bucal. A Campanha do Outubro Rosa será desenvolvida em parceria com o Instituto Avon e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

 

O objetivo da campanha é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de Mama, Colo Uterino e Bucal, resultando em detecção precoce.

 

 

O lançamento será hoje, terça-feira (26) de outubro, considerado o Dia “D” da Campanha, ocasião em que os profissionais das unidades de saúde estarão empenhados na prevenção e busca de casos de câncer precoce na população. A programação estará sendo realizada ao longo de toda a semana.

 

 

NÃO DEIXE DE IR AS UNIDADES DE SAÚDE EM FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA, LISTADAS ABAIXO:

 

 

Unidade Saúde da Família Centro Educacional;

 

Unidade Saúde da Família Jardim Pioneiro;

 

Unidade Saúde da Família Jardim Tatiane;

 

Unidade  Básica Saúde Jardim Brasilândia;

 

Unidade   Saúde da Família Culturama

 

 

A Secretaria de Saúde alerta que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.

 

 

O câncer Bucal é a quarta doença que mais leva á morte, este atingindo homens e mulheres entre 40 e 70 anos. Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

 


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e dos parceiros da campanha, proporcionará decoração especial em postes da cidade que receberão laços cor rosa até o final do mês de outubro, quando, e, ainda ações conjuntas com profissionais da área da estética, serão desenvolvidas, presenteando através de sorteios realizados nas unidades de atendimento com corte de cabelo, manicure, pedicure, maquiagem.

 

 

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, sempre no mês de outubro - referentes ao câncer de mama e a importância da mamografia.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Ao longo da semana com inicio no dia 25 de outubro á 28 deste mesmo mês as unidade estarão intensificando as ações e orientações quanto ao câncer, sendo que o dia D será no dia 26 terça feira, com horário de  atendimento das 8:00 ás 16:00 horas. Os profissionais envolvidos são os  Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas , para exames clínicos de mamas, preventivo “coleta Papanicolaou” e avaliação Bucal para detecção e prevenção  de doenças.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido