Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Famílias gastam 11% mais com alimentos e produtos do lar

23 Ago 2007 - 09h42

Os gastos das famílias avançaram 11% no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2006, indicando que as famílias consumiram e pagaram mais pelos produtos para abastecer o lar. Individualmente, o consumo dos brasileiros cresceu 6%. O crescimento da massa salarial e a ampliação na oferta de crédito estão entre os motivos para a alta.

Os dados constam de estudo da LatinPanel e inclui produtos das cestas de alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza.

Segundo a pesquisa, a classe C (famílias com renda mensal entre quatro e dez salários mínimos) foi o motor do consumo no semestre. Os lares desse estrato social, que representa 33% da população e 35% do consumo, ampliaram em 3% o volume médio comprado.

Já as famílias das classes AB e DE registram 1% de expansão. A Classe C também foi a que mais ampliou os gastos (7%), contra 6%, na classe AB, e 4%, na DE.

Segundo o levantamento, o número de famílias da classe C que passaram a consumir com regularidade as categorias monitoradas pela LatinPanel também registrou evolução de 3 pontos percentuais, o que significa 435 mil domicílios a mais indo às compras. Nas classes AB e DE, a expansão foi de apenas 1 ponto percentual, no mesmo período, ou seja, aproximadamente 99 mil e 295 mil domicílios a mais, respectivamente.

Os produtos que tiveram maior aumento de volume comprado no primeiro semestre foram as bebidas à base de soja, com alta de 25%, os iogurtes, 25%, os sucos prontos, 16%, molho de tomate,13% e sopas instantâneas, 9%. Em contrapartida, os itens que registram maiores quedas de volume foram os pães (-15%), água mineral (-8%), colônias (-7%), café solúvel (-6% ) e leites (-5%).

A pesquisa também apurou os produtos que ampliaram o número de domicílios compradores. Lideram a lista os iogurtes e o requeijão com alta de 7 pontos percentuais cada, o queijo petit suisse (6 pontos), o creme de leite e o molho de tomate (5 pontos cada). Na outra ponta, registraram queda no número de domicílios compradores os desodorantes, os pós shampoos e a farinha de trigo, todos com retração em 1 ponto percentual.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho