Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 19 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Falta de chuvas faz país utilizar mais energia das termelétricas

21 Out 2010 - 05h59Por Agência Brasil

Atualmente as usinas termelétricas são responsáveis pela geração de 12,34% do total da energia elétrica produzida no país, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No mesmo período do ano passado, o registrado foi de 2,26%.

O Informativo Preliminar Diário da Operação, divulgado diariamente pelo ONS, mostra que as usinas térmicas estão gerando 6.891 megawatts médios, contra 1.185 megawatts médios registrados no ano passado. A maior parte da energia utilizada no país vem de usinas hidrelétricas (85,33%), 2,17% são de usinas nucleares e 0,16% de usinas eólicas.

No Brasil, as usinas térmicas são colocadas em operação para dar segurança ao sistema elétrico, que utiliza prioritariamente energia gerada por hidrelétricas. Quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do esperado, o acionamento das térmicas aumenta.

O nível dos reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-Oeste está em 45,85% da capacidade total, segundo o ONS. Em outubro do ano passado, esse percentual estava em 69,16%. Na Região Norte, que tem recebido o excedente de energia produzida no Sul e no Sudeste, os reservatórios estão com 39,25% da capacidade, contra 47,09% em outubro do ano passado.  

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu manter a geração de energia por termelétricas a gás, mesmo com o aumento das chuvas dos últimos dias. “Com esses níveis atuais, não se despacha mais [térmicas] nem se desliga. No ano passado, nesta época do ano, estava chovendo mais, e não estávamos com mais térmicas ligadas”, explicou o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

Os custos com o acionamento extra de térmicas para manter as metas dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país podem chegar a R$ 500 milhões até o fim do ano, segundo o diretor geral do ONS, Hermes Chipp. No ano passado, com o período de estiagem menor, o gasto com o sistema de segurança foi de R$ 130 milhões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A QUE PONTO CHEGAMOS
Mãe mata o próprio filho após ser flagrada com amante pelo menino
MINÍSTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Tereza Cristina anuncia seis secretários para Ministério
FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'