Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
ECONOMIA

Falta de capital humano e infraestrutura freiam Brasil

12 Jun 2010 - 05h49Por Terra

O Brasil pode estar crescendo num ritmo chinês, mas não é a China. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta semana, dizendo que o crescimento exuberante é merecido, mas nem mesmo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acha que o País pode sustentar tal expansão nos próximos trimestres.

Políticas econômicas sólidas têm tornado o País um ímã para investimentos, mas agora a maior economia da América Latina se depara com velhos problemas: a crônica falta de infraestrutura e de capital humano.

O Brasil não possui infraestrutura e capacidade fabril para sustentar essas taxas de crescimento sem alimentar inflação, dizem analistas.

O País também carece de uma força de trabalho maciça e altamente qualificada e do tamanho dos investimentos em infraestrutura e bens de capital que vêm permitindo à China segurar taxas de crescimento de dois dígitos.

"Temos um claro gargalo e nosso dia a dia é uma evidência disso", disse o estrategista-chefe do WestLB para Brasil, Roberto Padovani. "É difícil achar mão de obra, você não tem ruas nem estradas suficientes, você vê que os aeroportos estão um caos."

O investimento, medida dos gastos públicos e privados em capital e formação de estoques, está atualmente em 18% do PIB, mas esse percentual é menor que o da China, ao redor de 40%, afirmou Marcelo Carvalho, economista-chefe do Morgan Stanley para Brasil.

O país asiático investe cerca de 16% do PIB em infraestrutura, contrastando com a taxa de apenas 2% do Brasil, acrescentou.

"Se você não investe o suficiente, você não está expandindo o lado da oferta da economia rápido o suficiente para atender a forte demanda. Quando a demanda está crescendo mais rápido que a oferta, há pressões inflacionárias", disse Carvalho.

No primeiro trimestre deste ano, a economia brasileira registrou o maior crescimento em pelo menos 14 anos, saltando 9% na comparação anual. O número ficou um pouco abaixo da China, que avançou 11,9% no mesmo período.

O dado deu outro impulso de confiança ao governo, que vai enfrentar em outubro uma eleição disputada com o PSDB. Lula citou um "momento de ouro" para o Brasil, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que isso é a prova de que a estratégia anticrise do governo foi correta.

Mas para outros, o forte crescimento do Brasil acende uma luz vermelha: a inflação.

Benção versus maldição
Economistas dizem que a maior economia da América Latina pode crescer somente entre 4% e 5% antes de começar a alimentar a inflação e afetar a conta corrente, medida mais ampla das operações externas do País.

Com a expectativa de que a economia avance entre 6% e 8% neste ano, claramente o País está crescendo acima do seu potencial.

Num sinal de que a economia está se aproximando do nível máximo de capacidade, a taxa de desemprego recuou em abril ao menor nível para o mês desde 2002, início da série histórica.

A combinação de oferta pressionada e demanda aquecida fez as importações crescerem mais rápido que as exportações, ampliando o déficit na conta corrente. O uso da capacidade instalada na indústria também já alcançou níveis pré-crise em abril.

"A produção atual está cerca de 1,7% acima do potencial, confirmando que o gap está agora negativo, e isso significa que as pressões inflacionárias estão se acumulando", avaliou o Standard Chartered em relatório publicado na quinta-feira.

A inflação desacelerou em maio, mas os preços ainda indicam que as pressões continuam fortes.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na quarta-feira que o Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,43% em maio, após alta de 0,57% em abril. Mas, segundo cálculos de economistas, a média dos três núcleos do índice subiu 0,59%, ante 0,45% em abril.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS