Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 19 de novembro de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Falso email do guaraná Kuat ainda rende polêmica

29 Jun 2004 - 16h01
Voltou a circular uma mensagem que acusa o guaraná Kuat, fabricado pela Coca-Cola, de causar tumores retais e problemas nos rins. As primeiras versões surgiram em 2002 e foram prontamente refutadas por todos os citados na mensagem: a Coca-cola, o Instituto Fleury e o Hospital das Clínicas. Não que fosse necessário: as substâncias supostamente responsáveis pelos danos - Fenofinol Ameido e Voliteral - simplesmente não existem.

Nem a mensagem antiga é original. Trata-se de uma versão de um boato que circulou contra o refrigerante Dolly dois anos antes. O boato virou caso de polícia e alcançou certa repercussão na imprensa. A empresa acusa a Coca-cola de ter lançado uma campanha organizada, com cartazes em pontos de ônibus, por exemplo, para atingir o crescimento contínuo da marca nacional no mercado de refrigerantes.

De qualquer maneira, a mensagem retorna com uma novidade: os telefones de Monique Freitas, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Talvez incluídos por assinaturas automáticas de e-mails, os números são reais, pelo menos os de telefones fixos, e Monique realmente trabalha na SBC. Ao atender o telefonema de InfoGuerra e ser perguntada sobre Monique, outra funcionária imediatamente perguntou: "é sobre o guaraná Kuat?" A funcionária disse que Monique não estava, mas confirmou que se trata de um boato e não soube informar como o nome de sua colega de trabalho foi envolvido na história.

Confira a reprodução da mensagem que chegou até a redação de InfoGuerra:


PARA QUEM GOSTA DE KUAT GUARANÁ

Recebi este e-mail de uma amiga que trabalha no Incor e tem bastante contato com o pessoal do H.C. REPASSANDO!!!!!

GUARANÁ KUAT - URGENTÍSSIMO Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmenteaqueles que bebem este Refrigerante: Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que eu trabalho.

Isto já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: a falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto.

Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses do Guaraná Kuat. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury apontaram grande quantidade de Fenofinol Ameido e Voliteral, substância tóxicas e que causam, respectivamente, a mal atividade dos rins e câncer.

Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o Guaraná.

Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto é tempo. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranquila...

Monique Freitas.Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.Tel: (omitidos)

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAUDE
Homem para de fumar e guarda dinheiro do cigarro para viajar, reformar a casa e mais
ORDEM E PROGRESSO
Mato Grosso do Sul tem a 6ª maior taxa de crescimento econômico do país
VÍDEO - CULTURA
Professor joga capoeira com aluno cadeirante e emociona web
MILAGRE
Glória Maria posta pela primeira vez após remoção de tumor: 'Hoje acredito em milagre'
DOENÇA TERRIVEL
'Que pena não ter realizado seu sonho, ver eu me formar', diz filha de Reinaldo, o príncipe do pagod
QUEM SERÁ?
Adriano Imperador leva loira de 22 anos, seu novo affair, para conhecer a família
FUTEBOL
Brasil faz três na Coreia do Sul e encerra jejum de vitórias
VÍDEO - ASSUSTADOR
VÍDEO: homem desmaia em trilho e deixa passageiros desesperados
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário oferece mais de 400 produtos com até 60% de desconto na Black Week em Fátima do Sul
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Camilo tenta estuprar Vivi e morre