Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 20 de setembro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
DENTAL ART
Brasil

Falso email do guaraná Kuat ainda rende polêmica

29 Jun 2004 - 16h01
Voltou a circular uma mensagem que acusa o guaraná Kuat, fabricado pela Coca-Cola, de causar tumores retais e problemas nos rins. As primeiras versões surgiram em 2002 e foram prontamente refutadas por todos os citados na mensagem: a Coca-cola, o Instituto Fleury e o Hospital das Clínicas. Não que fosse necessário: as substâncias supostamente responsáveis pelos danos - Fenofinol Ameido e Voliteral - simplesmente não existem.

Nem a mensagem antiga é original. Trata-se de uma versão de um boato que circulou contra o refrigerante Dolly dois anos antes. O boato virou caso de polícia e alcançou certa repercussão na imprensa. A empresa acusa a Coca-cola de ter lançado uma campanha organizada, com cartazes em pontos de ônibus, por exemplo, para atingir o crescimento contínuo da marca nacional no mercado de refrigerantes.

De qualquer maneira, a mensagem retorna com uma novidade: os telefones de Monique Freitas, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Talvez incluídos por assinaturas automáticas de e-mails, os números são reais, pelo menos os de telefones fixos, e Monique realmente trabalha na SBC. Ao atender o telefonema de InfoGuerra e ser perguntada sobre Monique, outra funcionária imediatamente perguntou: "é sobre o guaraná Kuat?" A funcionária disse que Monique não estava, mas confirmou que se trata de um boato e não soube informar como o nome de sua colega de trabalho foi envolvido na história.

Confira a reprodução da mensagem que chegou até a redação de InfoGuerra:


PARA QUEM GOSTA DE KUAT GUARANÁ

Recebi este e-mail de uma amiga que trabalha no Incor e tem bastante contato com o pessoal do H.C. REPASSANDO!!!!!

GUARANÁ KUAT - URGENTÍSSIMO Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmenteaqueles que bebem este Refrigerante: Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que eu trabalho.

Isto já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: a falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto.

Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses do Guaraná Kuat. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury apontaram grande quantidade de Fenofinol Ameido e Voliteral, substância tóxicas e que causam, respectivamente, a mal atividade dos rins e câncer.

Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o Guaraná.

Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto é tempo. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranquila...

Monique Freitas.Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.Tel: (omitidos)

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO BELO RESORT
Atenção Escolas, o Campo Belo Resort é o lugar perfeito para receber grupo escolar, VEJA COMO
FÁTIMA DO SUL - CACAU SHOW
Surpreenda quem você ama com lindas cestas na Cacau Show de Fátima do Sul
FALAM EM MILAGRE
Túmulo que verte água em cidade do Paraná intriga moradores. Não há explicação
ABUSO SEXUAL
Líder religioso é preso acusado de estuprar 14 adolescentes
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Maria da Paz e Amadeu salvam a vida de Chiclete após atropelamento
+ ALTA
Petrobras eleva preço da gasolina em 3,5% e do diesel em 4,2%
MILIONÁRIOS
Bolão de funcionários da liderança do PT na Câmara ganha R$ 120 milhões da Mega-Sena
CAMPEÃO COPA DO BRASIL
Athletico-PR derrota Internacional e é campeão da Copa do Brasil
FAMOSIDADES
Antes de beijos em boate,Anitta convidava bailarina para apimentar relação com Scooby
AFRONTA
Modelo brasileira posa nua e quase é presa na Coreia do Norte