Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de janeiro de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER BET
Brasil

Falso email do guaraná Kuat ainda rende polêmica

29 Jun 2004 - 16h01
Voltou a circular uma mensagem que acusa o guaraná Kuat, fabricado pela Coca-Cola, de causar tumores retais e problemas nos rins. As primeiras versões surgiram em 2002 e foram prontamente refutadas por todos os citados na mensagem: a Coca-cola, o Instituto Fleury e o Hospital das Clínicas. Não que fosse necessário: as substâncias supostamente responsáveis pelos danos - Fenofinol Ameido e Voliteral - simplesmente não existem.

Nem a mensagem antiga é original. Trata-se de uma versão de um boato que circulou contra o refrigerante Dolly dois anos antes. O boato virou caso de polícia e alcançou certa repercussão na imprensa. A empresa acusa a Coca-cola de ter lançado uma campanha organizada, com cartazes em pontos de ônibus, por exemplo, para atingir o crescimento contínuo da marca nacional no mercado de refrigerantes.

De qualquer maneira, a mensagem retorna com uma novidade: os telefones de Monique Freitas, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Talvez incluídos por assinaturas automáticas de e-mails, os números são reais, pelo menos os de telefones fixos, e Monique realmente trabalha na SBC. Ao atender o telefonema de InfoGuerra e ser perguntada sobre Monique, outra funcionária imediatamente perguntou: "é sobre o guaraná Kuat?" A funcionária disse que Monique não estava, mas confirmou que se trata de um boato e não soube informar como o nome de sua colega de trabalho foi envolvido na história.

Confira a reprodução da mensagem que chegou até a redação de InfoGuerra:


PARA QUEM GOSTA DE KUAT GUARANÁ

Recebi este e-mail de uma amiga que trabalha no Incor e tem bastante contato com o pessoal do H.C. REPASSANDO!!!!!

GUARANÁ KUAT - URGENTÍSSIMO Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmenteaqueles que bebem este Refrigerante: Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que eu trabalho.

Isto já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: a falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto.

Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses do Guaraná Kuat. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury apontaram grande quantidade de Fenofinol Ameido e Voliteral, substância tóxicas e que causam, respectivamente, a mal atividade dos rins e câncer.

Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o Guaraná.

Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto é tempo. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranquila...

Monique Freitas.Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.Tel: (omitidos)

Deixe seu Comentário

Leia Também

COMOÇÃO
Morte de cinco pessoas afogadas da mesma familia comove e cidade e tem luto oficial
DOENÇA DO SÉCULO
Brasileiro comete suicídio nos Estados Unidos e família pede ajuda para trazer o corpo
INUSITADO
Vaca invade farmácia e depois cai em córrego, dando trabalho aos bombeiros
JUSTIÇA FEITA
Viúva de Gugu ganha na Justiça direito a pensão de R$ 100 mil por mês
FAMOSIDADES
Baile funk na casa de Ludmilla teve rapper Tyga, mulheres fio dental e policia na porta
HOMICIDIO
Jovem mata a mãe e esconde cadáver em poço
PROUNI
MEC suspende inscrições do ProUni por tempo indeterminado
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Cinco pessoas de uma mesma família morrem afogadas em rio
AÇÃO CRIMINOSA
Mecânico embriagado atropela 17 pessoas matando duas
FAMOSIDADES
Ana Maria Braga revela que foi diagnosticada com câncer de pulmão novamente