Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 30 de junho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Facilidades do ensino à distância atraem mais alunos em MS

30 Mai 2007 - 05h15

Fazer faculdade sem precisar sair de casa. Isso é possível com os cursos à distância, um setor que não pára de crescer no país. Nos últimos sete anos as aulas virtuais viraram mania nas principais universidades do Estado. Em Campo Grande não é diferente. Desde 2000, as três principais universidades têm aumentado a oferta desse tipo de curso.

 

O conceito é simples: uma universidade inteira na tela do computador. Com apenas um click, Miriam da Silva Umberlino assiste aulas, lê livros e faz atividades que antigamente só poderiam ser realizadas na sala de aula com a presença de um professor. O ensino à distância é método que a dona-de-casa escolheu para cursar a faculdade de administração e, quem sabe, no futuro entrar no mercado de trabalho.

 

“É poder estar em casa, estudar em um horário que mais convêm e também não ter que vir todos os dias na universidade, que ficaria mais difícil como eu sou mãe e dona-de-casa”, diz Miriam.

 

O tempo é o fator que mais interfere na escolha deste tipo de curso. Outra vantagem é o valor da mensalidade, geralmente de 30% a 40% mais barato que os cursos convencionais. Mas nem tudo é tão fácil como parece. “O aluno tem que se disciplinar, organizar o seu tempo, e ele tem que praticamente estudar sozinho”, diz o coordenador do ensino à distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Em abril de 2000, quando foi implantado, eram apenas 100 alunos no ensino à distância da UFMS. Hoje são 1.600, e 400 alunos já formados. A previsão é que em outubro sejam abertas mais 2.200 vagas. Para conseguir uma delas, é preciso passar pelo vestibular, da mesma forma do convencional. O estudo é realizado pela internet, e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone ou até mesmo pessoalmente nos pontos de apoios, conhecidos como Pólos de Atendimentos Presenciais. As avaliações obrigatórias pela legislação brasileira também são feitas nesses pólos.

 

Na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) os professores gravam novas aulas pelo menos três vezes por semana. O professor José Francisco Sarmento Nogueira explica que o material é editado no computador e o aluno pode acessar da casa dele na hora que quiser.

 

A Uniderp implantou a metodologia no segundo semestre de 2005, com o nome de Uniderp Interativa. No início eram 1.700 alunos. Hoje são mais de 14 mil espalhados por todo o país. Os professores também dão aulas simultâneas via satélite e dúvidas são tiradas ao vivo, de qualquer localidade. Para o diretor Edinilson Guioti, é a oportunidade da universidade chegar a lugares onde não conseguiria se instalar.

 

 

Expansão nacional

 

De acordo com a Associação Brasileira de Educação à Distância, o número de estudantes de cursos à distância credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) cresceu mais de 100% nos últimos dois anos, de 310 mil alunos, subiu para 780 mil. O avanço da tecnologia é o que mais contribui para o crescimento desse setor. Alguns cursos, por exemplo, oferecem até vídeos explicativos pela internet.

 

O método de ensino à distância é aplicado hoje em cerca de 80 países. Aqui no Brasil, a região Sul lidera o ranking com aproximadamente 260 mil alunos. Em segundo lugar vem o Sudeste, com mais de 240 mil. Em terceiro aparece a região Centro-Oeste com quase 140 mil estudantes.

 

As instituições que querem oferecer o ensino de graduação à distância devem obter junto à Secretaria de Educação Superior do MEC o credenciamento e autorização para tal. Uma vez autorizada, a universidade pode oferecer cursos utilizando vídeo, internet, impressos e outras mídias.

 

 

 

RMT Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Mais Lidas

FOTOS: ASSESSORIA DA PREFEITURAJATEÍ - PROGRAMAÇÃO COMPLETA
JATEÍ abre mais uma Festa da Fogueira que termina no domingo, veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA
FOTO: ASSESSORIA PREFEITURA DE JATEÍJATEÍ - FESTA DA FOGUEIRA
Mudou o dia: Maior fogueira do Brasil será acesa neste domingo em Jateí
Danielli foi vítima de um acidente de trânsito / Redes SociaisDESPEDIDA
DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'
FOTO: JARDIM MS NEWSTRAGÉDIA FAMILIAR
TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai
FOTOS: ASSESSORIAJATEÍ - CAVALGADA DA FOGUEIRA
Cavalgada da Fogueira mantém tradição e muita participação em Jateí, veja algumas FOTOS