Em agosto, as vendas externas alcançaram a marca de US$ 21 milhões pelo sistema simplificado de envio de remessas ao exterior. Isso significa um aumento de 43% em relação ao mesmo período de 2009.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Ministério das Cidades, incluem as exportações feitas por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e de operadores privados.
No acumulado de 2010, as exportações pela rede postal já chegaram a US$ 172 milhões, o que representa 94% do volume remetido ao exterior em todo o ano passado.
Foram 812 tipos diferentes de mercadorias, enviadas principalmente para os Estados Unidos (destino de 24,09% dos produtos), Argentina (7,77%) e México (5,20%).
Apesar do bom desempenho no oitavo mês do ano, as vendas via postal em agosto registraram redução quando comparadas a julho do mesmo ano. A queda foi de 7,9% no total exportado.
Mas, de acordo com a área técnica da Subsecretaria de Serviços Postais do Ministério das Comunicações, a redução é sazonal, normal para esta época do ano.
Exporta Fácil
As exportações simplificadas beneficiam principalmente micro e pequenos empresários. Nos Correios, o instrumento mais importante para a remessa de mercadorias para fora do País é o Exporta Fácil.
O programa eliminou a necessidade de contratação de despachantes e empresas de transporte para remeter as mercadorias para fora do Brasil.
O empresário tem apenas que levar até uma agência dos Correios as notas fiscais (nacional e internacional) e o formulário de exportação preenchido para que os produtos sejam enviados para o mercado externo.
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